Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-inaugura-primeira-camara-de-mediacao-e-arbitragem/>.
Acesso em 01/07/2025 às 02h23.

CREA-SP inaugura primeira Câmara de Mediação e Arbitragem

28 de fevereiro de 2020, às 10h39 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Realizar cursos de formação de mediadores e árbitros para profissionais registrados e adimplentes junto ao Crea-SP é um dos benefícios do acordo de cooperação técnica firmado junto ao Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo – TASP, que originou nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, a primeira Câmara de Mediação e Arbitragem Crea-SP/TASP. A medida atende decisão plenária do Confea nº PL-1680/2009, que aprovou a criação dos Centros de Mediação e Arbitragem. A Câmara funciona no endereço: Avenida Paes de Barros, 399 – Mooca, na Capital paulista.

Na ocasião, estiveram presentes o presidente do Crea-SP eng. Vinicius Marchese, o presidente do Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo- TASP, José Celso Martins, e Holmes Naspolini, superintendente Jurídico do Crea- SP.

“Nossa ideia é potencializar esta iniciativa e informar a partir de hoje temos um suporte adequado e especializado para discussões técnicas. Começamos hoje esta parceria, e estou apostando muito que, se as duas instituições trabalharem muito, chegaremos num modelo adequado de atendimento das demandas”, enfatizou Vinicius Marchese.

Já José Celso Martins, presidente do TASP, ressalta que a ideia da Câmara é agilizar e deixar as decisões cada vez mais apuradas. “Nas mesas de mediação sempre há a presença de um perito para conversar. Isto torna as decisões mais assertivas, pois são baseadas no conhecimento de profissionais altamente especializados”, conclui.

Fundado em junho de 1998, o Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo – TASP é uma instituição arbitral privada destinada à resolução de conflitos envolvendo bens patrimoniais disponíveis.

O corpo de árbitros do TASP é composto por advogados, engenheiros, médicos, psicólogos, contadores, dentistas, pedagogos e professores, especialistas em suas respectivas áreas que atuam em todas as fases do processo arbitral para agilizar a resolução dos conflitos.

Grupo de trabalho

Em 7 de outubro de 2019, o Crea-SP assinou um acordo de cooperação com o Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo – TASP para, entre outros pontos, instituir sua própria Câmara de Mediação e Arbitragem. A criação da Câmara Crea-SP/TASP foi acompanhada pelo Grupo de Trabalho “Implantação da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem do Crea-SP”.