Crea-SP fiscaliza queda de muro em condomínio
27 de janeiro de 2023, às 18h59 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
O Crea-SP realizou ação de fiscalização no condomínio Itahye, em Santana de Parnaíba, em conjunto com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, após receber denúncia sobre o desabamento de um muro. No local, os agentes fiscais verificaram a situação da residência atingida. Após a vistoria no dia 25/01, a fiscalização do Conselho emitiu notificação para que o condomínio e o proprietário do imóvel vizinho, apresentem a documentação referente aos projetos de execução da obra.
Com a notificação, o Crea-SP solicitou todos os projetos de ambas as residências, como os de fundação, estaqueamento, drenagem, e execução das fases da obra, bem como os profissionais envolvidos. Presente na ação, o chefe da Unidade de Gestão de Inspetoria (UGI) da região de Osasco, Eng. Felipe Xavier, ressaltou o papel do Conselho na fiscalização do exercício profissional, para garantir a presença de responsáveis técnicos em atividades de Engenharia, Agronomia e Geociências no Estado.
“Ao fiscalizar, o Crea-SP assegura que haja um profissional habilitado para execução de serviços que exigem conhecimento técnico e capacitação para tal. Essas ações buscam a proteção e a segurança da sociedade, pois evitam que leigos ocupem funções técnicas. Neste caso, as fortes chuvas comprometeram a estrutura do muro, que cedeu com a pressão da água. Agora, o Conselho apura se havia um responsável técnico registrado no Crea-SP na realização dessa obra”, observou Xavier.
A fiscalização realizada pelo Crea-SP verifica se há um profissional registrado à frente da execução de projetos, obras e serviços na área tecnológica. Além disso, tais trabalhos necessitam também da emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento obrigatório para desenvolvimento de tais atividades.
Produzido pela CDI Comunicação