Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-fiscaliza-montagem-do-festival-the-town/>.
Acesso em 04/09/2025 às 20h26.

Crea-SP fiscaliza montagem do festival The Town

Operação em Interlagos reforça o valor da atuação profissional em megaeventos

4 de setembro de 2025, às 15h15 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

  

Neste mês de setembro, a capital paulista receberá o The Town, considerado o maior festival de música da cidade, com uma projeção de público de 500 mil pessoas ao longo dos cinco dias de programação. Para garantir que todas as atividades prévias ao evento foram executadas por profissionais habilitados e registrados, o Crea-SP fiscalizou a montagem da gigantesca estrutura 

Presidente da autarquia, a engenheira Lígia Mackey acompanhou a operação na Cidade da Música, que está sendo montada em uma área de 360 mil metros quadrados, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. “Queremos que todos possam curtir e aproveitar o festival com segurança, por isso é fundamental vistoriar os trabalhos de Engenharia, que são muitos, antes que o festival aconteça”, comentou.  

 

A equipe de fiscalização inspecionou a responsabilidade técnica nos cinco palcos que sediarão os shows, bem como nas atrações de lazer, incluindo a montanha-russa. “Chama a atenção a grandiosidade desse evento, mas às vezes a sociedade nem imagina todo o esforço multiprofissional realizado, envolvendo as diferentes modalidades da área tecnológica que são necessárias para viabilizar um ambiente seguro”, destacou a presidente. 

 

O Eng. Renan Mattos, da Rock World, empresa responsável pelo The Town, recebeu e acompanhou a equipe do Crea-SP, enfatizando a importância da fiscalização realizada pela autarquia. “O Conselho traz segurança para o nosso trabalho e certifica a adequação de todos os engenheiros que são os responsáveis técnicos por essas estruturas, o que confere confiabilidade para o evento e, principalmente, segurança para o público”, avaliou. 

Por trás da construção da estrutura do festival estão 148 profissionais de Engenharia e 86 empresas, que, durante os trabalhos, chegaram a emitir 567 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs). Os números foram colhidos antes mesmo da operação in loco, em um levantamento prévio de fiscalização do Conselho. De acordo com o gerente regional Eng. Kledson Turra, isso permite verificar que os profissionais estão devidamente habilitados e registrados. “A nossa fiscalização tem foco no exercício profissional. Isso movimenta todo o mercado de trabalho do Estado: ao todo, são mais de 4 mil pessoas envolvidas nessa dinâmica de montagem”, explicou. 

 

O tecnólogo José Paulo Garcia, chefe de Equipe da Unidade Operacional (UOP) do Crea-SP nas regiões Centro/Norte da capital, destacou que esses megaeventos sempre trazem novidades do ponto de vista técnico e tecnológico, como plataformas elevadas de visibilidade, roda-gigante, montanha-russa e até mesmo uma tirolesa que passa em frente ao palco principal. “O Conselho está atualizado diante dessas atividades. As Câmaras Especializadas nos dão as orientações sobre quais tipos de trabalhos observar e onde existe atuação profissional, assim, quando nós fiscalizamos, sempre estamos preparados sobre o que checar”, contou.  

Também participou da fiscalização o Eng. Jeová Gomes da Silva Júnior, inspetor-chefe do Crea-SP pela UOP Centro e engenheiro da São Paulo Turismo (SPTuris), da Prefeitura Municipal de São Paulo. 

O The Town 2025 tem início neste sábado (06/09), com apresentações também nos dias 7, 12, 13 e 14/09. 

 

Produzido pela CDI Comunicação