Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-e-prefeitura-de-suzano-renovam-acordo-de-cooperacao-tecnica/>.
Acesso em 05/09/2025 às 19h53.

Crea-SP e Prefeitura de Suzano renovam acordo de cooperação técnica

Parceria fortalece fiscalização, capacitação técnica e segurança nas obras

29 de julho de 2025, às 14h31 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

A partir da esquerda: o vice-prefeito Raful, o vereador Takayama, o prefeito Ishi, a presidente Lígia, o secretário Vieira e o engenheiro Incheglu

O Crea-SP e a administração municipal de Suzano oficializaram, na segunda-feira (29/07), a renovação do acordo de cooperação técnica que amplia a interlocução entre as instituições em ações de fiscalização orientativa, intercâmbio de informações e qualificação profissional. A cerimônia de assinatura ocorreu no Cineteatro Wilma Bentivegna, com a presença da presidente do Conselho, engenheira Lígia Mackey, e do prefeito Pedro Ishi, durante o encontro Café com a Presidente, também com a participação da Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Suzano (AEAAS). 

A iniciativa reafirma o compromisso institucional com a segurança da sociedade e a valorização dos profissionais da área tecnológica, ao assegurar que apenas aqueles devidamente habilitados e registrados atuem na execução de obras. Ainda, amplia o diálogo com a gestão pública e reforça a orientação técnica como ferramenta de prevenção a irregularidades. O novo termo prevê, entre outras ações, o desenvolvimento de soluções integradas, a realização de atividades de capacitação e a promoção de metodologias de fiscalização preventiva. 

“Renovar esse acordo com o município de Suzano vai além da continuidade de um trabalho conjunto. É uma forma de fortalecer a valorização dos profissionais, garantir uma fiscalização mais eficiente e incentivar boas práticas na área tecnológica”, afirmou Lígia. 

Na mesma perspectiva, Ishi falou sobre a importância dessa articulação para o desenvolvimento do município. “Seguimos com a construção de uma relação sólida e colaborativa com o Crea-SP, fundamental para aprimorar os serviços prestados à população e garantir maior segurança e qualidade nas obras realizadas”, destacou. 

Encontro prévio no gabinete do prefeito

Também estiveram presentes no encontro o vice-prefeito Eng. Said Raful Neto; o secretário de Planejamento Urbano e Habitação arquiteto Elvis Vieira; a diretora de Planejamento Territorial arquiteta Eliene Corrêa Rodrigues Coelho; o diretor de Projetos Públicos arquiteto Ricardo da Silva Hatiw Lú; o presidente da Câmara Municipal vereador Artur Takayama; o presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Suzano (AEAAS), arquiteto Eduardo Habu; o ex-diretor do Crea-SP engenheiro civil Joni Matos Incheglu; e o gerente regional do Crea-SP engenheiro ambiental Guilherme Del Nero Fiorellini.

Durante o evento, Vieira evidenciou os avanços proporcionados pela cooperação entre as instituições: “Tem trazido bons resultados, principalmente na fiscalização de obras e na agilidade na aprovação de projetos, sempre com o suporte técnico qualificado do Conselho”, exaltou. 

Integrantes do núcleo mulher da Associação de Suzano

Já Habu ressaltou o impacto positivo da cooperação para a AEAAS: “O Crea-SP teve papel fundamental na atualização e validação do nosso estatuto, o que nos permitiu ampliar significativamente nosso campo de atuação. Hoje, além da capacitação técnica, contamos com projetos voltados à educação, como a parceria com o Centro Universitário PIAGET (UNIPIAGET), e iniciativas nas áreas social e esportiva”, completou. 

Participantes do Café com a Presidente

Representando a instituição de ensino, a Eng. Juliana Pires, coordenadora do curso de Engenharia da UNIPIAGET, enalteceu o momento. “Esta é uma oportunidade valiosa de estreitar os laços com o Conselho e aprofundar o entendimento sobre suas frentes de atuação. Essa aproximação contribui diretamente para a formação dos nossos alunos e para consolidar a relação entre academia e setor técnico”, enfatizou. 

Entre os principais objetivos do acordo estão a prevenção de irregularidades técnicas, o combate ao exercício ilegal das profissões e o aprimoramento da atuação integrada entre os entes públicos e o Sistema Confea/Crea. As ações incluem ainda participação em comissões municipais, emissão eletrônica de certificados de capacidade técnica, Certidão de Acervo Técnico e a exigência de regularidade junto ao Crea-SP para concessão de alvarás e contratações públicas. 

Produzido pela CDI Comunicação