Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-e-aprogeo-sp/>.
Acesso em 13/07/2025 às 19h30.

Crea-SP e APROGEO-SP

Reunião institucional destaca compromisso com a valorização dos geógrafos

8 de julho de 2025, às 9h37 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Conselho abriu as portas para um diálogo estratégico com representantes da Associação Profissional dos Geógrafos no Estado de São Paulo (APROGEO-SP), na última quinta-feira (03/07), na Sede Faria Lima, reforçando o compromisso com o fortalecimento da categoria.

O presidente da APROGEO-SP, geógrafo Thomas Ribeiro de Aquino Ficarelli, e a coordenadora de Comunicação da instituição, Geog. Bianca Helena de Oliveira, foram recebidos pela presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey, o diretor de Valorização Profissional do Conselho, Eng. Fernando Augusto Saraiva, e a gerente executiva de Projetos e Planejamento Estratégico, Eng. Ana Claudia Rinaldi.

Em pauta, temas como a regulamentação das atribuições dos geógrafos e a defesa do salário mínimo profissional. “O papel do Crea-SP é dar voz e visibilidade a todos os profissionais do Sistema. Nos aproximar ainda mais dos geógrafos é também investir no planejamento e no desenvolvimento sustentável das cidades. Nossa gestão segue aberta para apoiar e incentivar as profissões, e sempre empenhada na busca por soluções conjuntas”, reforçou Lígia.

A proposta é construir estratégias em parceria para ampliar o reconhecimento e a atuação dos geógrafos no Estado. “A aproximação do Crea-SP com suas associações é fundamental. Precisamos fortalecer cada vez mais esse vínculo, buscando entender as demandas específicas de cada profissão para trabalhar com efetividade e atender as demandas dos profissionais”, afirmou Saraiva.

Já Ficarelli destacou a importância do alinhamento. “Essa reunião foi essencial para ajustarmos expectativas e objetivos. Queremos estar sempre conectados às pautas dos nossos profissionais, acompanhando de perto as atribuições e frentes de atuação, para desenvolvermos estratégias completas de valorização”, disse.

 

Produzido pela CDI Comunicação