Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-e-andav-ampliam-cooperacao-para-fortalecer-responsabilidade-tecnica-no-agronegocio/>.
Acesso em 25/12/2025 às 03h20.

Crea-SP e Andav ampliam cooperação para fortalecer responsabilidade técnica no agronegócio

Parceria reforça fiscalização, boas práticas e ações conjuntas para mais segurança, eficiência e qualificação no setor

4 de dezembro de 2025, às 16h03 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Representantes do Crea-SP participaram de reunião institucional com a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) para aprofundar o diálogo sobre a atuação do Conselho junto à distribuição de insumos agropecuários. O encontro abordou temas como boas práticas, responsabilidade técnica (RT) e a possibilidade de construção de um convênio de cooperação voltado ao aprimoramento contínuo do segmento. A reunião ocorreu no final de novembro.

“A ideia central dessa aproximação é a troca de informações técnicas, legislativas e cadastrais. Há um número enorme de pontos de venda e revenda que dependem de profissionais habilitados para assegurar que o processo seja técnico e responsável”, afirmou a coordenadora da Câmara Especializada de Agronomia (CEA), engenheira agrônoma Gisele Herbst Vazquez.

Durante o encontro, foi destacada a relevância da distribuição como ponte estratégica entre ciência, tecnologia e o produtor rural, tendo papel fundamental na disseminação de orientações técnicas qualificadas no campo. A Andav, que reúne e dá suporte a distribuidores e revendas em todo o Brasil, informou que possui quase 9.000 pontos de venda de defensivos e insumos agrícolas no país, com a maior concentração de associados em Minas Gerais, Paraná e São Paulo. “Isso garante que a venda desses insumos seja realizada com assistência técnica e que os alimentos sejam produzidos de forma segura e sustentável, sem prejuízos ao meio ambiente e à população”, contou Gisele.

A vice-presidente do Crea-SP, Eng. Agr. Marilia Gregolin, destacou que o fortalecimento da parceria com a Andav marca um passo considerável para o avanço do setor. “Essa cooperação reforça a importância de unirmos conhecimento técnico, qualificação contínua e responsabilidade para fortalecer todo o  Agronegócio. A distribuição de insumos é uma estratégia, e construir ações conjuntas significa ampliar eficiência, segurança e sustentabilidade no campo, valorizando o trabalho dos profissionais que garantem processos cada vez mais responsáveis”.

Segundo Gisele, o futuro convênio também prevê iniciativas de capacitação: “A proposta inclui o desenvolvimento de cursos e outras ações formativas em conjunto, além do fortalecimento da fiscalização profissional.” Ela concluiu ressaltando o impacto da cooperação: “Será uma parceria muito importante para a Engenharia Agronômica e para a Engenharia Florestal.”

Além de Marília e Gisele, participaram do encontro pelo Crea-SP, a Eng. Ana Claudia Rinaldi, gerente executiva de Projetos Estratégicos  e o Eng. Kleber de Jesus Brunheira, gerente de Fiscalização. A Andav esteve representada por suas equipes técnica e jurídica.