Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-consolida-avancos-em-equidade-de-genero-no-ano-de-2025/>.
Acesso em 25/12/2025 às 03h10.

Crea-SP consolida avanços em equidade de gênero no ano de 2025

Encontro do Programa Mulher reúne profissionais e inspira novas trajetórias para 2026

5 de dezembro de 2025, às 17h15 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Quando mulheres avançam juntas, o impacto se torna ainda mais expressivo. Assim foi o clima do Encontro do Programa Mulher de 2025, realizado em 04/12 na Sede Angélica do Crea-SP. O evento marcou oficialmente o encerramento das atividades do Comitê Gestor neste ano e mostrou a força coletiva construída ao longo de 2025, que celebrou conquistas e abriu caminhos para que ainda mais profissionais ocupem espaços de liderança e inovação no dentro e fora do Sistema Confea/Crea.

Para a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey, o encontro simboliza um novo impulso. “Este é um momento muito esperado por todas nós. Estamos ansiosas pelo próximo ano, com isso, novas propostas e projetos. Precisamos estar unidas e garantir mais espaço para todas e prepará-las para isso, formando líderes para além dos muros do Sistema”.

O presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, destacou a dimensão nacional da iniciativa. “A iniciativa do Programa Mulher vem de uma luta coletiva. São 250 mil profissionais mulheres em todo o País, um número significativo, mas com potencial para ser ainda maior. O recado que deixo aqui é: façam esse movimento chegar a ainda mais mulheres que desejam fazer parte da área tecnológica, que enxerguem o Sistema como uma possibilidade”, afirmou.

Screenshot

Um balanço das ações de 2025 foi apresentado em vídeo institucional durante o evento. Entre os destaques, foram mais de 25 mil pessoas impactadas pelas ações, a conquista do selo bronze da Certificação em Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres – Prática Recomendada (PR) 1019, concedido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em parceria com o Instituto Nós Por Elas, tornando o Crea-SP o primeiro conselho profissional e a segunda organização do Brasil a receber o certificado. Além disso, a assinatura do Termo de Cooperação do Pacto Ninguém se Cala, do Ministério Público de São Paulo.

A coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher, a Eng. Marci Alves, celebrou conquistas e reforçou o compromisso com o futuro. “Esse encontro marca o encerramento de um ano muito desafiador. Tínhamos o objetivo de dobrar o impacto que tivemos no ano passado e conseguimos ir além: foram muitas mulheres impactadas, desde escolas de ensino básico até empresas e profissionais dentro e fora do Sistema. Nosso objetivo no próximo ano é ir além, sermos mais parceiras das conexões que fizemos e plantar a semente nas mais jovens, que um dia serão o presente da área tecnológica”.

Os dois painéis da noite, “Carreiras que Transformam” e “Women in Tech: 5G e suas Aplicações”, trouxeram debates, conhecimento e perspectivas sobre inovação e protagonismo feminino. O conteúdo apresentado pelas participantes reforçou a importância da presença das mulheres em áreas estratégicas e em constante evolução.

A Eng. Alice Maria Dias de Macedo Fragoso ressaltou o poder simbólico do momento. “Um evento como esse é de extrema importância. É um espaço de representatividade que nos traz muita força, um verdadeiro divisor de águas. No dia a dia, deixamos de reconhecer o quanto nossa presença nos espaços como líderes é significativa”, exclamou.

Para a gestora ambiental Dominique Carolina Morais, a experiência foi transformadora. “Na minha área de atuação, composta majoritariamente por homens, estar aqui e ver mulheres de diferentes áreas se unindo e lutando por mais espaço é inspirador. É meu primeiro evento do Programa Mulher e já quero garantir minha presença nos próximos”, afirmou.

Encerrando a noite com energia e celebração, o encontro consolidou o Programa Mulher como um dos pilares estratégicos do Crea-SP na promoção da equidade, da formação de lideranças e da ampliação da participação feminina em todos os níveis da área tecnológica. A transmissão completa do evento está disponível na TV Crea-SP, canal do YouTube do Conselho.