Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-conquista-selo-ouro-no-combate-a-violencia-contra-a-mulher/>.
Acesso em 27/02/2026 às 19h38.

Crea-SP conquista Selo Ouro no combate à violência contra a mulher

Reconhecimento da ABNT atesta a maturidade das políticas institucionais de enfrentamento e o fortalecimento de ambientes mais seguros e equânimes dentro e fora do Conselho

27 de fevereiro de 2026, às 11h04 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Os presidentes da ABNT e do Crea-SP ladeiam a coordenadora do Programa Mulher Eng. Priscila Bezerra

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam que o Brasil registra, em média, quatro feminicídios por dia, revelando a dimensão crítica da violência de gênero no país. É nesse contexto que o Crea-SP reafirma seu compromisso com o enfrentamento dessa realidade com resultados que seguem se consolidando. Durante a Sessão Plenária de fevereiro, o Conselho recebeu o Selo Ouro de Certificação em Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres – Prática Recomendada (PR) 1019, concedido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio do programa Nós por Elas (NPE).  

A conquista reforça a responsabilidade do Conselho diante de uma pauta que exige ação contínua. O reconhecimento sucede a certificação bronze obtida anteriormente e mostra o amadurecimento das políticas implementadas, que incluem capacitações, recursos de acolhimento, medidas preventivas e ações de conscientização direcionadas ao público interno e à sociedade. Trata-se da validação de que a instituição segue alinhada às práticas que visam a promoção de ambientes seguros e equânimes. 

“Essa conquista não é um ponto de chegada, é a confirmação de que estamos no caminho certo. O que nos trouxe até aqui foi trabalho contínuo para tratar a pauta com a devida seriedade. Seguiremos avançando e consolidando uma cultura de respeito dentro e fora do Conselho. Nosso compromisso é manter essa agenda viva, com responsabilidade e resultados”, afirmou a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey. 

Presidente Lígia entre as advogadas Adriane (e) e Juliana (d)

Na mesma ocasião, foi homologada a adesão ao Pacto Ninguém Se Cala, firmado com o Ministério Público do Estado de São Paulo e a Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região. O documento estabelece a adoção de iniciativas de caráter preventivo, orientadas pela perspectiva de gênero, com foco no enfrentamento da cultura da violência, assédio e outras formas de violação de direitos nos ambientes de trabalho e em espaços institucionais. 

“A violência contra a mulher no Brasil não é um problema exclusivo das mulheres, é uma questão de toda a sociedade. Precisamos contar com a participação dos homens como aliados no enfrentamento dessa realidade. O Ministério Público do Trabalho está à disposição para o que for necessário”, disse a procuradora regional, Adv. Adriane Reis de Araújo, representando o Ministério Público do Trabalho. 

Na mesma linha, a promotora de Justiça, Adv. Juliana Mendonça reforçou o caráter transformador do compromisso assumido. “O pacto é justamente um chamamento para que todos nós não nos silenciemos diante de violências praticadas contra as mulheres. Que sejamos capazes de ouvir, acolher e transformar”, pontuou. 

“Estamos vivendo um momento muito triste no país em que a violência contra as mulheres é um problema cultural. O Crea-SP tem uma singularidade importante na sensibilização da sociedade, e, ao abraçar essa causa, também demonstra a relevância de seu papel. A certificação é uma das ações que contribuem para mudar esse cenário”, exclamou o presidente da ABNT, Eng. Mário William Esper (acima). 

Produzido pela CDI Comunicação