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Acesso em 13/07/2025 às 21h15.

Crea-SP conclui integração de novos colaboradores

Programa de imersão incluiu palestras, visita técnica e ações de capacitação

8 de julho de 2025, às 9h46 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Após três semanas intensas de aprendizado, o Crea-SP concluiu o programa de imersão que preparou os 22 novos colaboradores convocados a partir do concurso público, realizado em 2023, para cargos dos níveis médio e superior nas funções administrativa, de Engenharia e de fiscalização.

Presidente do Crea-SP, a engenheira Lígia Mackey destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento do Conselho. “Investir na formação e na integração dos nossos colaboradores é essencial para garantir um atendimento cada vez mais qualificado à sociedade. Dessa forma, reforçamos nosso compromisso com a valorização da área tecnológica e com a construção de um ambiente organizacional pautado pela ética, pelo respeito e pela excelência”, apontou.

Ao longo do período, foram desenvolvidas atividades que facilitaram a ambientação e reforçaram o alinhamento dos profissionais com as diretrizes institucionais. Entre os temas abordados, estiveram os fundamentos jurídicos e organizacionais do Sistema Confea/Crea, gestão de pessoas, formação institucional e transformação digital. O grupo participou, ainda, de uma visita técnica ao Parque Tecnológico Solví Essencis Ambiental, em Caieiras (SP), com o objetivo de conhecer a atuação profissional em campo e entender como funciona a fiscalização do Crea-SP.

A programação também contou com uma palestra sobre respeito e ética no ambiente corporativo, ministrada na quarta-feira (02/07) por Sandro Dezan, professor de Direito Administrativo e doutor em Ciências Jurídicas Públicas. Dezan tratou das diferentes formas de assédio, dos canais disponíveis para denúncia e dos impactos físicos e psicológicos que recaem sobre as vítimas. “É fundamental consolidar valores que previnam situações capazes de comprometer as relações profissionais e o bem-estar coletivo”, ressaltou.

Para Renata Ribeiro, nova assistente administrativa da Gerência de Eventos e Logística (GEL), ações como essa são determinantes para fortalecer o ambiente organizacional. “Vejo como uma iniciativa fundamental para que a empresa seja um lugar seguro e acolhedor. Conscientiza sobre a importância de cada pessoa nesse processo e mostra que o engajamento de todos é indispensável”, afirmou.

Encerrando a programação, na sexta-feira (04/07) foi realizado um minicurso de capacitação sobre compras públicas, conduzido pelo professor Sandro Bernardes, auditor fiscal do Tribunal de Contas da União (TCU). O treinamento apresentou aos novos colaboradores os principais pontos da Lei 14.133, a Nova Lei de Licitações e Contratos. “Transmitir os conceitos da legislação é fundamental para aprimorar o entendimento técnico e garantir a correta atuação na área administrativa”, explicou.

Ao falarem sobre os aprendizados que irão levar para o dia a dia, os colaboradores que estão iniciando a trajetória no Crea-SP ressaltaram o quanto o programa foi enriquecedor para o início de suas trajetórias no Conselho. Arléa Ribeiro Barrigio, agente de fiscalização na Unidade de Gestão de Inspetoria (UGI) de Bragança Paulista, contou sobre sua percepção: “Foi uma experiência que ampliou muito o nosso conhecimento do Sistema. Já me sinto parte da equipe, e todos têm se mostrado muito receptivos e comprometidos em nos acolher”, exaltou.

Na mesma linha, Caíque Gonçalves, que ingressou como analista de Tecnologia da Informação (TI), consolidou essa visão sobre o processo de integração. “Tivemos uma vivência completa. Pudemos entender o funcionamento do Conselho, sua finalidade e as diversas áreas envolvidas, o que será essencial para o exercício das nossas atividades daqui para frente”, concluiu.

Produzido pela CDI Comunicação