Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-agora-e-signatario-da-onu/>.
Acesso em 11/05/2024 às 22h00.

Crea-SP agora é signatário da ONU

5 de dezembro de 2019, às 14h38 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Na manhã da quinta-feira, 5 de dezembro, o Crea-SP realizou sua última sessão plenária do ano, reunindo seus conselheiros no auditório da Sede Angélica na Capital paulista.

O Presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, compôs a mesa de trabalhos ao lado de membros de sua Diretoria e do Engenheiro Marcelo Abrantes Linguite, representante da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas – ONU.

Na ocasião, os engenheiros procederam à assinatura do documento que tornou o Crea-SP um dos signatários do referido pacto, instrumento criado para mobilizar a comunidade empresarial mundial para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos em suas práticas de negócios.

Lançado em 2000, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países.

Quem integra o Pacto Global também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance da agenda global de sustentabilidade, considerados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, que buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros desafios.

Os princípios da Agenda 2030 e dos ODS são: Universalidade (são relevantes para todas as pessoas), Integração (equilibram as dimensões ambiental, social e econômica, lidam com contradições e maximizam sinergias), e Não Deixar Ninguém para Trás (os ODS beneficiam todas as pessoas em todos os lugares).

“Seguindo esses 17 objetivos, a maior parte deles com relação direta com segmentos da Engenharia, a consequência é alcançar o desenvolvimento sustentável”, destacou o Presidente do Crea-SP.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP

Reportagem e fotos: Jornalista Perácio de Melo – DCOM/SUPGES