Cooperação para desenvolvimento do ensino superior
31 de outubro de 2023, às 13h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
A acreditação institucional independente para as universidades da área tecnológica foi o tema da palestra do Prof. Dr. Eng. Mec. e Eng. Prod. Irineu Gustavo Nogueira Gianesi durante a reunião do Colégio Estadual de Instituições de Ensino Superior de São Paulo – CIES-SP, realizada em 25 de outubro no Espaço Coworking do Crea-SP em sua Sede Angélica.
Ao apresentar a Rede de Cooperação para o Avanço da Educação de Engenharia e Tecnologia – RECAET, o engenheiro Gianesi discorreu sobre o processo de acreditação institucional independente proposto pelo grupo, em que as instituições de ensino superior – IES devem estar comprometidas com os princípios de aprimoramento contínuo.
“Uma rede de cooperação entre instituições de ensino que compartilham princípios comuns”, explicou Gianesi, enfatizando que o processo de acreditação se baseia em princípios (e não em regras) e deve levar em consideração a diversidade de missões e contextos de cada IES. “Existem universidades que têm foco em ensino, outras em pesquisa, outras em extensão. Muitas mantêm um foco local, enquanto outras formam profissionais para trabalhar em qualquer lugar do mundo”, exemplificou.
Sempre partindo da autoavaliação e passando pela avaliação dos próprios pares, o processo se baseia em padrões de acreditação (Gestão Estratégica e Inovação; Sucesso do Estudante; e Gestão de Conhecimento, Engajamento e Impacto), sempre com uma abordagem consultiva e não de auditoria.
“A ideia é oferecer feedbacks frequentes e, assim, permitir que as IES atinjam uma melhoria contínua: a cada etapa, a instituição sai com uma espécie de ‘lição de casa’ que colabora para esse aperfeiçoamento. A intenção não é fechar portas”, disse.
A reunião do CIES-SP foi conduzida pelo coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Conselho, Eng. Civ. Roberto Racanicchi, e pelo diretor administrativo-adjunto Eng. Eletric. e Seg. Trab. Alceu Ferreira Alves. Na ocasião, Racanicchi ressaltou a importância dos profissionais homenageados no Dia do Engenheiro Civil, comemorado naquela data.
Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – SUPRICOM
Colaboração: Estagiários Miguel Rinaldi e Milena Souza