Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/barco-escola-e-inaugurado-em-porto-ferreira/>.
Acesso em 10/02/2026 às 20h13.

Barco-escola é inaugurado em Porto Ferreira

Projeto visa promover ações de conscientização no rio Mogi Guaçu 

10 de fevereiro de 2026, às 10h10 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A educação ambiental e o aprendizado contínuo ganharam um novo recurso em Porto Ferreira. No sábado, 7 de fevereiro, o Barco-escola Sérgio Antonini Buja foi apresentado durante a primeira reunião da União das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Baixa e Média Mogiana (UNABAM). A iniciativa foi criada para apoiar projetos educacionais e aproximar a Engenharia, a Agronomia e as Geociências da sociedade. 

“O projeto de um barco-escola aproxima o conhecimento da realidade, transforma o rio Mogi Guaçu em um espaço de aprendizagem e reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e com as futuras gerações, em um momento especial para o Conselho com a crescente da Engenharia Ambiental”, destacou a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey. 

A iniciativa foi desenvolvida a partir da articulação entre o Instituto de Estudos em Educação, Saúde e Conservação (IEESC) e a Associação Ferreirense de Engenharia e Agronomia (AFEA), com apoio do Crea-SP. “Esse fomento tem como propósito fortalecer o trabalho conjunto entre as entidades de classe e o poder público local, contribuindo para a construção de soluções concretas aos desafios reais das cidades”, disse o presidente do Confea, engenheiro Vinicius Marchese, durante o encontro. 

A embarcação segue o modelo catamarã, com três flutuadores, característica que reduz significativamente o balanço e o torna adequado para uso em rios e represas. Com finalidade pedagógica, o Barco apresenta a configuração de uma sala de aula, com assentos dispostos de forma a garantir visibilidade e interação entre os participantes. Tem capacidade para até 15 pessoas e atenderá públicos diversos, como estudantes do ensino básico ao superior, profissionais e comunidade em geral, contribuindo também para o estímulo ao ingresso às carreiras ligadas à área tecnológica, como as Engenharias Ambiental, Mecânica e Náutica. 

“Porto Ferreira é uma cidade que surgiu às margens do rio Mogi Guaçu, e a nossa história está diretamente ligada a ele. Por isso, queremos mostrar à população a importância de manter o rio limpo e como a tecnologia tem um papel central nesse processo. Esse projeto é resultado de muito esforço coletivo”, exclamou o Eng. Valdir Galiano, diretor de Relações Públicas da AFEA. 

UNABAM discute demandas regionais 

A primeira reunião do ano aconteceu na sede da AFEA e foi marcada pelo diálogo entre as associações da Baixa e Média Mogiana e pautas inerentes às entidades da região. O encontro reuniu profissionais e autoridades locais.  

“Encerramos nossa programação inicial com foco em ouvir as demandas das associações da região. O formato itinerante das nossas ações nos permite conhecer diferentes realidades”, afirmou o engenheiro Osmar da Silva Júnior, coordenador-adjunto da UNABAM.  

“É importante ressaltar a função social da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, que contribuem diretamente para a transformação da realidade das pessoas. Não basta ter recursos, é fundamental aplicá-los em projetos de qualidade”, assegurou o ex-prefeito de Porto Ferreira Rômulo Rippa, assessor de relações institucionais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo (SDUH) e secretário-geral da Associação Paulista de Municípios (APM).  

Produzido pela CDI Comunicação