Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/agentes-fiscais-passam-por-capacitacao/>.
Acesso em 16/07/2025 às 05h47.

Agentes fiscais passam por capacitação

Treinamento antecede força-tarefa em silos e aterros sanitários

14 de julho de 2025, às 13h50 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A cidade de Bauru, no interior paulista, recebeu, nos dias 10 e 11 de julho, agentes fiscais e lideranças do Conselho para o treinamento técnico que antecede a maior força-tarefa de fiscalização no ano. A operação que se inicia nesta segunda-feira (14/07) vai percorrer 449 municípios com vistorias em 1.739 empreendimentos, compreendendo armazenadoras de grãos (silos) cadastradas na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e aterros sanitários listados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). 

As equipes passaram por uma formação que tratou dos aspectos legais, normativos e operacionais definidos nas notas técnicas do Confea. O conteúdo incluiu abordagens práticas, uso de sistemas eletrônicos, diretrizes de programas institucionais e orientações voltadas ao caráter preventivo e educativo da fiscalização. A engenheira Ana Claudia Rinaldi, gerente executiva de Projetos e Planejamento Estratégico do Crea-SP, afirmou que o treinamento reflete um novo momento da autarquia. “Tivemos uma série de capacitações para todos os fiscais, chefes e gerentes, visando a melhor eficiência dos processos, trazendo ainda mais melhoria para os nossos serviços”. 

O gerente regional Eng. André Luiz Abbiati destacou que os municípios abrangidos por seu time — Bauru, Marília, Assis e entorno — concentram mais de 200 empreendimentos do setor agrícola e a escolha da cidade para realizar a qualificação se deu por sua posição geográfica central. “Queremos que todo o Estado esteja ligado, com a mesma sinergia”, disse.  

A diversidade técnica também marcou o encontro. “Quando passei no concurso para agente de fiscalização, eu não tinha noção da dimensão do Crea-SP. Hoje entendo que o trabalho feito é sempre em prol do cidadão, da segurança da população”, pontuou Mariana Câmara, agente fiscal na Unidade de Gestão de Inspetoria (UGI) de Americana. Já Milene Spigolon, agente fiscal da UGI de Marília, explicou que, além da aprendizagem e da padronização dos procedimentos, a troca de experiências fez a diferença. 

Para Roldão Júnior, da UGI de Campinas, mais importante ainda é o aprendizado contínuo. “A legislação é muito dinâmica e nós precisamos estar sempre prontos para aprender e dar o nosso melhor”, comentou. 

O treinamento aconteceu na Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bauru (Assenag), reforçando o elo entre entidades de classe e o Conselho. “É sempre uma honra receber o Crea-SP e proporcionar esse espaço para novas ações. Temos uma parceria muito próxima”, afirmou o presidente da Assenag, Eng. Luiz Augusto Braga Franzolin.  

Com a força-tarefa, o Crea-SP reafirma seu compromisso com o exercício legal das profissões, a segurança da sociedade e a valorização dos profissionais habilitados e registrados. A operação deve influenciar diretamente a regularização dos empreendimentos, promover conscientização técnica e ampliar o alcance da atuação preventiva do Conselho em todo o Estado. 

  

Produzido pela CDI Comunicação