A área tecnológica na ficção científica
29 de abril de 2022, às 13h54 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos
Nas histórias de ficção científica, em mundos cercados por incertezas, a tecnologia é personagem recorrente para solucionar situações que, na maioria das vezes, podem salvar e/ou condenar a espécie humana. Cenários climáticos extremos, viagens no tempo e inovação robótica são alguns dos fios condutores dessas histórias. Para adentrar em universos desconhecidos e misteriosos, selecionamos recomendações de séries em que a área tecnológica se faz presente e é essencial para a condução das tramas. Conheça os enredos abaixo:
Expresso do Amanhã
Em um futuro não muito distante, o planeta Terra se tornou um deserto de gelo. Os únicos sobreviventes são os três mil passageiros a bordo do trem Snowpiercer, com mais de 1.001 vagões e cerca de 16 quilômetros. Manter a complexa e delicada estrutura do trem em funcionamento – e, de quebra, garantir a sobrevivência da humanidade – é a missão da engenheira Melanie. O trem funciona graças ao projeto de “motor eterno”, método de propulsão desenvolvido pela personagem.
Na série, “The Engine”, como é conhecido o motor, é uma máquina de movimento perpétuo que impulsiona o trem para a frente usando o hidrogênio obtido da neve externa, sem qualquer necessidade de manutenção. É assim que conseguem regular a temperatura dos espaços e criar animais, cultivar plantações, abrigar escolas para o ensino das crianças e tudo o que é necessário para se manter a estrutura da sociedade tal qual se conhecia antes do “fim do mundo”. Mas Melanie guarda segredos que terão impactos diretos na intrincada estabilidade social, já que os vagões são divididos por classes sociais e, enquanto alguns passam privações, outros desfrutam de privilégios como comidas e roupas refinadas. Série original da Netflix.
Expresso do Amanhã: https://www.netflix.com/br/title/80177458
Raised by Wolves
Dois androides chegam a um planeta distante após uma viagem interestelar. O objetivo é a sobrevivência da raça humana, ameaçada pela guerra entre ateus e mitraicos (uma antiga religião). Na disputa, a Terra acaba sendo dizimada por armas poderosas criadas por ambos os lados. Em uma corrida tecnológica para ver quem chega primeiro ao destino que seria o novo lar da humanidade, um cientista ateu desenvolve uma nave espacial para transportar dois androides ao único local com condições climáticas toleráveis à espécie humana.
Para povoar aquele mundo e criar uma sociedade baseada na razão, o cientista promove alterações na androide chamada “Mãe” para viabilizar a gestação de seres humanos. É assim que seis crianças nascem e crescem naquele local inóspito e deserto. Após muitos anos sem qualquer interferência, os androides são surpreendidos por uma nave prestes a pousar: são os mitraicos em uma arca que abriga milhares de fiéis, animais e plantas, levados para um novo começo na terra prometida. A razão e a fé são colocadas frente a frente e postas a prova em situações que envolvem biotecnologia, seres desconhecidos, coincidências e reviravoltas, que colocam em xeque tudo o que os personagens acreditam. Série original da HBO.
Raised by wolves: https://www.hbomax.com/br/pt/series/urn:hbo:series:GX0WFcAlf5r5cuAEAAADu
Westworld
Uma imersão. Essa é a definição para o período em que as pessoas passam em um parque de diversões que permite aos participantes a realização dos seus desejos mais obscuros. Investidora do parque experimental, a empresa Delos patrocina a pesquisa de dois cientistas para o desenvolvimento de uma inteligência artificial capaz de imitar os seres humanos: da aparência aos gestos e emoções. São os anfitriões, que vivem narrativas cíclicas criadas por roteiristas, e estão à disposição dos humanos para que façam o que quiserem.
Mas, a partir de uma “falha” no algoritmo, Dolores, uma anfitriã, começa a questionar a natureza da sua realidade. Com isso, nasce a consciência artificial. A partir da percepção da protagonista, os espectadores são convidados a entrar em uma aventura repleta de tecnologia e inovação, onde as emoções desempenham um papel fundamental para a evolução de uma ciência baseada na experiência humana. No desenrolar dos acontecimentos, Dolores é confrontada com suas próprias memórias e descobre que pode ter mais de humanidade em seu código do que muitos de carne e osso. A série, original da HBO, é baseada em Westworld – Onde ninguém tem alma (1973) de Michael Crichton, o primeiro filme comercial a utilizar computação gráfica. A adaptação do clássico, assinada por Jonathan Nolan e Lisa Joy, conta com efeitos especiais e interpretações de astros como Anthony Hopkins, Ed Harris e Evan Rachel Wood (Dolores).
Westworld: https://www.hbobrasil.com/br/series/featured/westworld/3
Dark
A primeira série de ficção cientifica alemã original da Netflix, se tornou febre no mundo todo com seu enredo repleto de mistérios que se entrelaçam. Como um quebra-cabeça, a narrativa se passa em três décadas diferentes, onde acompanhamos os personagens da pequena cidade de Winden, que vivem às margens de uma usina de energia nuclear.
A história segue o protagonista, Jonas, cujo pai se suicidou em 2019, desencadeando uma série de fatos estranhos. Os acontecimentos parecem ter conexão com o misterioso sumiço de jovens da cidade, todos orbitam em torno da usina nuclear. É a partir daí, que – alerta de spoiler – revela-se que a tecnologia para construir uma máquina do tempo foi alcançada. O problema é saber a que preço e se os cientistas e pesquisadores estarão dispostos a pagá-lo. Ao todo, são três temporadas de um roteiro complexo que se desenrola para um final inesperado.
Dark: https://www.netflix.com/br/title/80100172
Produzido pela CDI Comunicação
Imagens: HBO e Netflix