8ª edição da Força-Tarefa Nacional de Fiscalização conta com time do Crea-SP
17 de novembro de 2025, às 18h27 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Entre os dias 10 e 14 de novembro, a Região Metropolitana de São Luís (MA) recebeu a 8ª edição da Força-Tarefa Nacional de Fiscalização (FTNF), promovida pelo Sistema Confea/Crea. A ação mobilizou 56 representantes de 15 regionais, incluindo três do Crea-SP, com foco na fiscalização de atividades técnicas em hotéis, pousadas e restaurantes – setores estratégicos para o turismo e a economia local.

Os agentes fiscais se dividiram em 14 equipes com quatro integrantes cada – sempre com a composição de um representante do Maranhão e três de diferentes estados -, em uma operação que teve caráter orientativo e preventivo. Seu objetivo foi verificar a regularidade de empresas prestadoras de serviços técnicos, como manutenção elétrica, reformas e climatização, que devem ter a presença de responsáveis técnicos habilitados.
“Ao reunir equipes de diferentes regiões do país sob uma metodologia comum, estabelecemos uma base consistente que torna as práticas de fiscalização mais uniformes. Essa integração fortalece ainda a atuação técnica dos engenheiros, promovendo conscientização nas comunidades locais e consolidando a presença do Sistema Confea/Crea de maneira mais articulada e eficaz”, ressaltou a engenheira Lígia Mackey, presidente do Crea-SP.
O presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, explicou que “a FTNF tem contribuído de forma significativa para tornar as ações de fiscalização mais eficientes em todo o país. A cada edição, os procedimentos se tornam mais alinhados, reforçando o compromisso de que os serviços técnicos sejam conduzidos por profissionais habilitados. Essa atuação conjunta fortalece a conformidade legal dos prestadores de serviços e amplia a segurança da sociedade frente a riscos que podem ser prevenidos”.

Sobre a ação em São Luís, “definimos 575 estabelecimentos para a fiscalização. A atuação é educativa, porém se identificamos serviços técnicos sem registro ou profissional habilitado ao final dos procedimentos faremos a autuação”, argumentou o Eng. Valdir Zarpelon, gerente regional de Campinas, que também destacou a troca de experiências entre os representantes do Crea de todo o país envolvidos na ação como algo relevante.
No mesmo sentido, o Eng. Arthur Azevedo R. Neto, gerente regional de Piracicaba, ressaltou: “Trabalhar em equipe com profissionais do Maranhão, Piauí e Amapá, como no meu caso, tem sido essencial para padronizar procedimentos e aprender diferentes formas de abordagens”. Ao lado dele e de Zarpelon, o terceiro integrante do Crea-SP é o Tecg. José Ribeiro de Abreu Filho,
Além da fiscalização em campo, os estabelecimentos receberam orientações sobre a importância da contratação de profissionais registrados e terão até 10 dias para apresentar documentação comprobatória dos serviços técnicos realizados nos últimos 12 meses. A FTNF, criada em 2024, passou por diferentes regiões do Brasil desde então como Salvador (BA), Rondon (PA), Boa Vista (RR), Ribas do Rio Pardo (MS), Belém (PA), Sinop (MT) e Mossoró (RN), antes de chegar à capital maranhense, o último destino deste ano.