100 Dias – Apoio às Entidades de Classe
30 de janeiro de 2017, às 8h00 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos
A organização e o fortalecimento das Entidades de Classe do Sistema Confea/Crea em São Paulo são missões das mais prioritárias para o aprimoramento das Engenharias no Brasil, em virtude do significado econômico do Estado para a Nação. No entanto, para o reconhecimento da importância das Associações de Profissionais pela sociedade é fundamental que o Crea-SP as apoie principalmente em ações de valorização das profissões da área – e isso o Eng. Vinicius Marchese Marinelli vendo fazendo desde que assumiu a Presidência do Conselho paulista, em setembro passado.
A primeira Entidade de Classe recebida pela nova administração, no dia 16 de setembro, foi a Associação Bandeirante dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Santana de Parnaíba, presidida pelo Eng. Hideraldo Rodrigues Gomes, que compareceu ao Gabinete da Presidência do Crea-SP para combinar a assinatura de convênio entre as duas instituições, firmado no dia 20 seguinte. Também esteve presente à reunião o presidente da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mogi Mirim, Eng. José Antônio Dutra Silva. Como é de conhecimento geral, os acordos do Crea-SP com as Associações de Profissionais permitem às Entidades a realização de cursos, palestras e outros eventos que concorrem para a atualização teórica de seus associados e demais profissionais em todas as regiões do Estado.
Conselho de portas abertas para as Associações de Profissionais
Além de assuntos relativos aos convênios, as reuniões com as Associações também se prestaram ao início de saneamento de pendências administrativas e ao estudo de novas parcerias.
Em menos de três meses, o Presidente Vinicius recebeu em seu Gabinete, além das duas Entidades já citadas, as seguintes Associações de Profissionais do Interior paulista, representadas por seus presidentes e diretores:
- Associação de Engenheiros e Arquitetos de Limeira (Presidente: Eng. Everaldo Piccinin)
- Associação de Engenheiros e Arquitetos de Paulínia (Vice-Presidente: Eng. Vanderlei Festi)
- Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São José do Rio Preto (Presidente: Eng. Benito Saes Júnior)
- Associação dePresidente Venceslau (Presidente: Eng. Luiz Chalouts)
- AEA de Presidente Epitácio (Presidente: Ranulfo Félix da Silva Junior)
- AEAANAP de Adamantina (Presidente: Daniel Robles – Diretores: Engs. Isaque Natanael Perotti e André Luiz Borrasca)
- AEA de Marília (Vice-Presidente: Cláudia Sornas Campos – Conselheira do Crea-SP)
- AEA de Garça (Presidente: Maria Ângela Panzareiri – Conselheira do Crea-SP)
- Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (Presidente em Exercício: Eng. Douglas Barreto)
- Associação Profissional dos Engenheiros Agrimensores no Estado de São Paulo (Presidente: Eng. Agrimensor Francisco de Sales Vieira de Carvalho – Coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional – CEAP do Crea-SP)
- Associação dos Engenheiros Agrimensores de Sorocaba e Região (Presidente: Engª Agrimensora Elisabete Aparecida Floriam Gebraiel Bellaz)
- Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Ciências Agrárias (Diretor: Eng. Agr. José Levi Montebelo)
- Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil –(Presidente: Eng. Agr. Ângelo Petto Neto)
- Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Diretor: Eng. Antônio Octaviano)
- Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos (Presidente: Eng. Carlos Vilhena – Conselheiro do Crea-SP)
- Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste (Presidente: Eng. Civ. Gisele Sartori Bracale)
- Associação dos Engenheiros da Região de Jales (Presidente: Eng. Marcos Pêgolo Peres)
- Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista de Adamantina (Presidente: Tec. Eletron. Daniel Montagnoli Robles)
- Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Socorro (Presidente: Eng. Henrique de Campos Neto)
- Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Americana (Diretor: Eng. Renato Archanjo de Castro)
- União das Associações do Pontal e Alta Paulista (vários dirigentes)
- Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Roque, Mairinque, Ibiúna, Alumínio e Araçariguama (Presidente: Arq. Urb. Paulo Renato Mazzaro)
- Mais cerca de 30 profissionais da 9ª Região Administrativa do Crea-SP – GRE-9 (São José do Rio Preto, Uchôa, Monte Aprazível, Macaubal, Ouroeste, Mesópolis, Santa Fé do Sul, Pereira Barreto, Itápolis, Votuporanga, Mirassol, Estrela D’Oeste, Fernandópolis, Mirassolândia, Jales, José Bonifácio, Dirce Reis, Palestina, Nova Granada e Icém)
- Além de lideranças classistas de Pereira Barreto, Andradina, Ilha Solteira, Sud Mennucci, Ariranha, Embaúba, Planalto, Nova Aliança, Mendonça, Piracicaba e Mogi Mirim.
Durante esses encontros o Eng. Vinicius lembrou, em geral, que “o Brasil, a área tecnológica e o próprio Sistema Confea/Crea vivem um momento conturbado e de grande desafio”. Destacou que o foco de sua gestão à frente do Crea-SP será a fiscalização e a ética profissional, adiantou detalhes do plano de fiscalização junto às Prefeituras paulistas, que será lançado ainda em janeiro, e anunciou que trabalhará pela sustentabilidade real das Entidades de Classe.