Saiba como emitir o boleto da anuidade 2026 do Crea-SP
6 de janeiro de 2026, às 10h36 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Emitir o boleto da anuidade do Crea-SP é simples e totalmente digital. Profissionais e empresas que precisam manter o registro ativo para o exercício legal da profissão já podem acessar a plataforma do Conselho para consultar valores, emitir boletos e escolher a forma de pagamento de maneira rápida e segura, pelo computador ou celular. A anuidade referente a 2026 está disponível desde 1º de janeiro.
Descontos para pagamento em cota única
Quem optar pelo pagamento à vista pode aproveitar os seguintes descontos sobre o valor integral da anuidade:
- 15% de desconto para pagamentos realizados até 31 de janeiro de 2026;
- 10% de desconto para pagamentos realizados até 28 de fevereiro de 2026;
- 5% de desconto para pagamentos realizados até 31 de março de 2026.
Está disponível também 90% de desconto para homens a partir de 65 anos ou com 35 anos de registro, e mulheres a partir de 60 anos ou com 30 anos de registro Crea-SP e para profissionais que comprovem doença grave que os incapacite para o exercício profissional, desde que estejam em dia com as anuidades anteriores.
Isenção para profissionais com empresa unipessoal
Em 2026, há uma condição especial de isenção da anuidade de pessoa física para profissionais que possuem empresa unipessoal ou são titulares únicos. Nesses casos, ao realizar o pagamento da anuidade de Pessoa Jurídica, o profissional tem isenção de 100% da anuidade de Pessoa Física.
O sistema emitirá automaticamente os dois boletos, de Pessoa Física (PF) e de Pessoa Jurídica (PJ). No entanto, após o pagamento da anuidade de Pessoa Jurídica, a anuidade de Pessoa Física é baixada automaticamente no sistema em até 24 horas, sem necessidade de pagamento adicional.
Formas de pagamento disponíveis
O pagamento da anuidade pode ser realizado por meio de:
- Boleto bancário (à vista ou parcelado em até 6 vezes);
- Pix;
- Cartão de crédito (parcelamento em até 12 vezes).
Na plataforma, também é possível reemitir boletos vencidos de parcelamentos ativos e acompanhar a situação de anuidades ainda não baixadas, garantindo mais autonomia, comodidade e organização no planejamento financeiro para o novo ano.
Para garantir a segurança, é importante verificar se o boleto contém o brasão do Governo Federal, a logomarca do Crea-SP, a emissão pelo Banco do Brasil e o CNPJ correto do emitente: 60.985.017/0001-77.
Manter a anuidade em dia assegura a regularidade do registro, o acesso a todos os serviços do Conselho e a tranquilidade para exercer a profissão com respaldo legal. Mais informações estão disponíveis no site oficial do Crea-SP.