Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/retrospectiva-2025/>.
Acesso em 07/01/2026 às 16h48.

RETROSPECTIVA 2025

O ano do Crea-SP em 10 destaques

26 de dezembro de 2025, às 12h51 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

A agenda do Crea-SP foi intensa nos últimos 12 meses. Elencar as realizações dignas de menção, entre tantos destaques, não foi tarefa fácil.

Com base em 10 temas de relevância para o Conselho, veja abaixo as principais iniciativas que colaboraram para fazer de 2025 um ano para lá de especial.

Se quiser complementar a leitura, a edição de nº 18 da Revista Crea-SP também traz um balanço que aprofunda alguns desses temas.

 

FISCALIZAÇÃO

Fruto da transformação digital de suas ferramentas, a modernização da atividade-fim do Crea-SP segue trazendo resultados ainda mais robustos às ações de defesa da sociedade.

A participação nas forças-tarefas nacionais reforçou a contribuição do Conselho para o aprimoramento da atividade fiscalizatória em todo o país, e o fortalecimento de sua presença em eventos de grande porte, como os festivais de música The Town, Lollapalloza e Tomorrowland, impactaram o crescimento no registro de empresas em mais de 125% em relação ao ano passado.

 

PARCERIAS

O Conselho segue reforçando sua cooperação com órgãos públicos e entidades para ampliar o alcance de sua atuação e desenvolver projetos estratégicos para o Estado. Juntaram-se recentemente a esse grupo, em acordos de cooperação técnica, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo (SMUL) e a prefeitura de Rio Claro.

A união com o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), integrando sua fiscalização à boa aplicação dos recursos públicos, objetiva oferecer precisão e agilidade às respectivas atividades. Já a parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) foi fundamental para garantir excelência técnica aos debates do Fórum de Planejamento Urbano.

 

ATENDIMENTO

Desburocratizar a atividade e oferecer serviços de qualidade. Tendo isso como prioridade, o Conselho segue praticando a escuta ativa e um olhar diferenciado em direção às necessidades das empresas e dos profissionais registrados.

As muitas melhorias implementadas impactaram de imediato essa experiência, como a centralização e a consolidação do CreaNet como plataforma única de serviços, o uso estratégico de dados, a nova interface da ART, o registro e visto automáticos, e a automação inteligente de processos e certidões.

 

EQUIDADE DE GÊNERO E INCLUSÃO

Signatário da Agenda 2030 da ONU, o Crea-SP segue ampliando seu compromisso com a equidade, a diversidade e os direitos humanos. Os resultados consolidados do Comitê Gestor do Programa Mulher e a retomada do Comitê de Diversidade materializaram esse avanço durante o ano.

A dobradinha inédita nas posições de presidente e vice-presidente, reforçando a liderança feminina para a tomada de decisões estratégicas, colaborou para transformar representatividade em política permanente, o que foi enfatizado com a conquista do Selo Bronze ABNT/Nós por Elas. Somam-se a implantação do atendimento em Libras em seus canais de atendimento e a implementação do Fala.BR para fortalecer a transparência junto aos cidadãos.

 

APRIMORAMENTO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

O ano marcou o nascimento do programa FuturoLab, parceria inédita entre um órgão público e o Instituto de Tecnologia e Liderança (INTELI), que rompe com a lógica tradicional das aulas expositivas ao colocar alunos diante de desafios reais e de alta complexidade logo no início da jornada, construindo uma ponte entre formação, mercado e proteção da sociedade.

A plataforma Crea-SP Capacita confirmou seu amadurecimento ao seguir oferecendo conhecimento acessível e alinhado às demandas de mercado: 16 mil profissionais e estudantes inscritos, mais de 90 mil espectadores alcançados com as capacitações presenciais e on-line, mais de 600 horas de conteúdo técnico produzido e mais de cinco mil certificados emitidos.

 

VALORIZAÇÃO E DEFESA DAS PROFISSÕES

Recém-formados e titulares únicos de empresas individuais iniciarão o próximo ano com benefícios para regularizar suas atividades junto ao Crea-SP. Essas medidas encerram, com chave de ouro, um ano marcado por iniciativas de grande importância, como o acompanhamento da atualização da Lei nº 5.194/1966 e da regulamentação da profissão de tecnólogo no Senado.

A criação da Câmara Especializada de Engenharia Ambiental e Sanitária paulista, um marco para o fortalecimento institucional dessas modalidades, vai trazer celeridade e eficiência às análises técnicas da área, colaborando para debater e buscar soluções para a gestão de recursos hídricos, o saneamento básico e a transição para modelos produtivos sustentáveis.

 

INOVAÇÃO

A plataforma CreaLab São Paulo ganhou impulso e segue conectando pessoas, organizações e startups em busca de inovação, com novas unidades de coworking em Santos, Assis e Várzea Paulista, e a ampliação da iniciativa em Piracicaba.

Um novo projeto deu origem a duas unidades do Espaço CreaLab, uma nas obras do trecho norte do Rodoanel Mário Covas (SP-021) e outra no Centro Universitário UniFAAT, em Atibaia, estimulando a conexão com profissionais, estudantes, empresas e instituições de ensino superior.

 

CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS – CEP

Realizado a cada três anos, o Congresso Nacional de Profissionais – CNP consolida o diálogo entre o Sistema Confea/Crea e a sociedade, formalizando propostas que reforçam o papel estratégico da área tecnológica na formulação de políticas públicas que impulsionam o desenvolvimento nacional.

Em São Paulo, a mobilização começou com a realização das etapas regionais (CRP) em São Bernardo do Campo, Presidente Prudente, Barretos e Botucatu. Na etapa estadual (CEP), na capital paulista, foram aprovadas as propostas dos profissionais de São Paulo, construídas a partir de cinco eixos estratégicos: acessibilidade e mobilidade urbana; saneamento básico; engenharia pública; qualidade ambiental; e desenvolvimento sustentável energético.

 

SUSTENTABILIDADE

Pautado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Conselho segue empenhado em incrementar suas ações em políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança (ESG).

Prova disso foi o recorde de inscrições recebidas com o Edital de Chamamento Público para execução de iniciativas de sustentabilidade, ações de protagonismo profissional e apoio técnico de impacto local, mostrando o comprometimento das entidades de classe em contribuir para o desenvolvimento territorial sustentável.

 

POLÍTICAS PÚBLICAS

Garantir o protagonismo dos profissionais nas decisões que impactam diretamente a sociedade e, para isso, promover debates que estimulem a busca por soluções para os municípios e sua população. Reunindo área tecnológica e poder público, o Fórum de Políticas Públicas acompanhou a agenda de realização dos CRPs para propor soluções que colaborem para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes.

Por sua vez, a segunda edição do Fórum de Planejamento Urbano, sediada em São Roque, reuniu representantes do Sistema, gestores públicos e especialistas para discutir soluções integradas que combinem desenvolvimento urbano e turismo sustentável.