Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/desenvolvimento-urbano-e-tema-de-forum-na-regiao-da-baixa-mogiana/>.
Acesso em 25/12/2025 às 03h08.

Desenvolvimento urbano é tema de fórum na Região da Baixa Mogiana

Encontro reuniu especialistas da Engenharia e do poder público para discutir o desenvolvimento de cidades inteligentes

18 de dezembro de 2025, às 14h55 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Plateia do evento

O Crea-SP realizou na noite desta terça-feira, dia 16 de dezembro em Mogi Mirim, o Fórum Engenharia, Desenvolvimento Urbano e Habitação: Região da Baixa Mogiana. O evento reuniu engenheiros e especialistas em políticas públicas para discutir soluções para as cidades e novos caminhos para ampliar as frentes de habitação. O encontro aconteceu no Instituto de Incentivo à Criança e ao Adolescente (ICA) e teve participação aberta ao público.

A iniciativa reforça o papel do Conselho no diálogo e articulação técnica com o poder público, especialmente em temas que constam do Caderno de Tipologias Urbanas Modulares, produzido pelo governo estadual, voltado à transformação de bairros em espaços mais sustentáveis e resilientes. “Atuamos ativamente para fornecer instrumentos técnicos e especialistas que permitam ao Estado avançar em suas pautas estratégicas. Temos trabalhado em conjunto para buscar soluções sustentáveis e eficientes”, afirmou a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey. Ela enfatizou que por meio do Conselho podem ser mobilizados mais de 380 mil profissionais e 100 mil empresas registradas para o apoio à gestão pública na construção de cidades mais inteligentes.

A presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey; o presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese; e Marcelo Branco, secretário de desenvolvimento urbano e habitação do Estado de São Paulo

O presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, também participou do debate e destacou a relevância dos temas em foco. “Estamos falando de questões que impactam diretamente na vida das pessoas. Ouvir especialistas é fundamental para pensarmos no futuro da região. Trouxemos para a comunidade de engenheiros de Mogi Mirim dois dos maiores especialistas em gestão de cidades do país, responsáveis por um dos projetos de mapeamento inteligente mais complexos já realizados no Estado”, comemorou.

Um dos especialistas citados, Marcelo Branco, secretário de desenvolvimento urbano e habitação do Estado de São Paulo, alertou que uma das fases mais sensíveis da relação com os prefeitos ocorre no início dos mandatos. “Nosso papel é colocar a Engenharia em prática e orientar gestores para que as primeiras entregas se concentrem em áreas centrais e beneficiem o maior número possível de cidadãos, garantindo credibilidade e uma visão sistêmica da administração”, garantiu.

Rômulo Rippa, assessor de relações institucionais da secretaria de desenvolvimento urbano e habitação do Estado de São Paulo

A busca pelo diálogo técnico, aliado à sensibilidade cidadã, é a orientação para que cada obra inaugurada pelo Estado não perca de vista sua função social, como relatou o outro convidado. “Seja uma praça, um viaduto ou uma reforma, todas devem seguir as diretrizes do Caderno de Tipologias Urbanas Modulares, que apoia a criação de bairros mais sustentáveis e integrados ao meio ambiente. Cada entrega representa uma nova história na estrutura urbana e precisa garantir o melhor uso do espaço pela população, com impacto social real e duradouro”, explicou Rômulo Rippa, assessor de relações institucionais da secretaria de desenvolvimento urbano e habitação do Estado de São Paulo

O presidente do Confea ainda destacou a importância da união entre sociedade, profissionais técnicos e gestão pública. “Pensar alternativas sustentáveis e eficientes para Mogi Mirim e região, e mesmo outras regiões e cidades, exige essa construção conjunta”, concluiu. Integrado à plataforma Crea-SP Capacita, o Fórum faz parte de um conjunto de ações voltadas à formação continuada composta por palestras, workshops e trilhas de conhecimento gratuitas.