Plenária do Crea-SP encerra ano com acordos, homenagens e lançamentos
16 de dezembro de 2025, às 11h09 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos
A última Sessão Plenária do ano do Crea-SP, realizada na Sede Angélica no dia 11 de dezembro, Dia do Engenheiro, foi marcada por celebrações e despedidas. O encontro contou com a assinatura de acordos de cooperação, homenagens a entidades, retrospectiva das principais ações de 2025 e o anúncio da isenção de anuidade para formandos pelo Confea. A sessão também evidenciou o reconhecimento dos conselheiros, muitos deles se despedindo de seus mandatos.
No comando da Plenária, a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey destacou o simbolismo da data e o reconhecimento aos profissionais. “É uma honra estar aqui na última plenária do ano, justamente no Dia do Engenheiro. Quero agradecer a dedicação e o empenho de todos, e reforçar que este é um momento para pensarmos e refletirmos sobre a nossa profissão”, afirmou. Ela também aproveitou o momento para enaltecer a posse do novo reitor da PUC Campinas, Eng. Prof. Dr. Victor de Barros Deantoni, assim como parabenizou os profissionais que completaram 50 anos de registro, ressaltando o legado e a contribuição de cada um para o fortalecimento da Engenharia.
A novidade ficou por conta do anúncio feito pela presidente da autarquia sobre o Programa de Incentivo ao Registro Profissional dos Recém-Formados, aprovado durante Plenária do Confea. A iniciativa moderniza procedimentos, amplia benefícios e fortalece a integração entre estudantes, jovens profissionais e os Creas. Em participação online, o Eng. Vinicius Marchese, presidente do Confea, destacou os desafios da formação e retenção dos alunos ao falar da resolução. “Para cada 100 estudantes que ingressam em cursos de engenharia, apenas 35 chegam à formatura. E, desses, somente 15 atuam efetivamente na área. Precisamos mudar essa lógica”, apontou.
Acordos de cooperação

Destaque para o acordo celebrado pelo Conselho com a Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo, voltado à simplificação de procedimentos e redução do índice de ocorrências na capital paulistana. O subsecretário da Receita Municipal, Tiago Rubio Salvioni, destacou o papel da direção do Conselho na celebração da parceria e o modelo desenhado que pode inspirar outras cidades paulistas.

Outro acordo firmado foi com a Prefeitura de Arujá, cidade da região metropolitana, para fortalecer a fiscalização e promover capacitação técnica local. “É uma satisfação estar aqui com essa grande entidade, não apenas pela sua vertente de fiscalização como pelo seu papel de proteção da sociedade. Quero dizer a todos que os engenheiros são parceiros da nossa cidade”, apontou o prefeito Luís Antonio de Camargo, que enfatizou o compromisso da sua gestão com a acessibilidade e o meio ambiente.
Celebrações

A sessão também homenageou entidades por sua trajetória histórica e representatividade. O Eng. José Elias Fernandes Abul Hiss, da Associação de Pequenas e Médias Empresas de Construção Civil de São Paulo (APeMEC), lembrou a trajetória e a força da instituição classista que reúne mais de 300 engenheiros empreendedores.
Já a Associação dos Engenheiros de Santa Cruz do Rio Prado (AESC) celebrou seus 25 anos de atuação, com a presidente Luzia Regina Scarpin destacando a missão coletiva da entidade. Mais longeva, a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes (AEAMC) foi reconhecida pelos seus 65 anos de existência, com o presidente Miguel Aparecido de Assis reforçando o propósito da entidade de trabalhar pela proteção da sociedade.
O encontro ainda registrou a entrega do Prêmio #SomosmaisCrea-SP de engajamento nas redes sociais à Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Guarulhos (Asseag), representada pela sua presidente, a arquiteta Magda Berberich.
Lançamentos
Já está no ar a 18ª edição da Revista Crea São Paulo. A versão do último trimestre de 2025 detalha proposta se integra ao modelo pedagógico do Instituto de Tecnologia e Liderança (INTELI) com foco em projetos reais apresentados por empresas, órgãos públicos ou organizações sociais.
Outra novidade foi o lançamento da Cartilha do Programa Mulher com estatísticas e ações práticas voltadas à equidade de gênero na área tecnológica. Publicação que evidencia a evolução da participação feminina no Sistema Confea/Crea, que passou de 4% há quatro décadas para 20% atualmente, além de metas alinhadas à Agenda 2030 da ONU e políticas de combate à violência.