Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/especial-influenciadores-reuniu-comunicadores-do-sistema/>.
Acesso em 25/12/2025 às 05h03.

Especial Influenciadores reuniu comunicadores do Sistema

Iniciativa recebeu representantes de todo o país e reconheceu os Embaixadores 2025

10 de dezembro de 2025, às 17h39 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Conexão, conteúdo e networking marcaram a noite da última segunda-feira, 8/12, na Sede Angélica do Crea-SP. O evento Especial Influenciadores 2025 reuniu criadores de conteúdo das áreas de Engenharia, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores de todas as regiões do País para um encontro voltado a quem transforma conhecimento técnico em impacto nas redes, ampliando a presença da categoria no meio digital e abrindo espaço para novos talentos.

A presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey, esteve presente e destacou o papel estratégico do projeto. “Nosso objetivo é  aproximar cada vez mais os nossos engenheiros do Conselho para assim construirmos juntos uma comunicação forte, ética e responsável. Vocês são pontes que conectam as Engenharias com a sociedade, e são ações como estas que fazem com que  o Sistema Confea/Crea amplie a voz para os nossos públicos de interesse”, ressaltou.

“Queremos trazer para perto influenciadores que levantam a bandeira da área tecnológica. Assim, contribuímos para um Sistema mais sólido, representativo e preparado para dialogar com a sociedade. E não apenas aprimoramos nossos próprios processos, mas também ampliamos o alcance do conhecimento de qualidade para muito além do nosso meio”, complementou o presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese.

O evento contou com uma programação voltada à inovação, a começar pela palestra ministrada pelo Eng. Vinicius Pinto com o tema “Formação em Engenharia em tempos de mudança: o papel da tecnologia”. As proposições giraram em torno das transformações recentes nas universidades, o reflexo das plataformas digitais e as novas competências exigidas aos novos profissionais.

O documentarista Henry Grazinoli se uniu ao comunicador Michel Arouca, do canal Série Maníacos no YouTube e com parceria junto ao Crea-SP no projeto Engenharia Tá On, no bate-papo “Do algoritmo ao coração: transformar temas complexos em narrativas humanas”. Já Vinicius Marchese, e a jornalista Luana Marcela Schimidt, assessora da presidência do Crea-SP, conduziram uma conversa aberta sobre os principais projetos do Sistema e o papel da comunicação na valorização profissional, onde os participantes contribuíram com perguntas, relatos e percepções sobre a rotina conciliando criação de conteúdo e atuação como engenheiro.

Eng. Priscila Bezerra

A noite também foi marcada pela entrega das placas em reconhecimento ao trabalho e engajamento dos Embaixadores do Sistema Confea/Crea 2025. Quem recebeu a homenagem, não poupou agradecimentos ao reconhecimento. Como foi o caso da Eng. Priscila Bezerra, de São Paulo, ao enfatizar que a prática de compartilhar o conhecimento, exercida há três anos, mudou sua rotina. “ O conhecimento não é meu, é da Engenharia, nosso papel é devolver isso para o maior número de pessoas. Estar aqui é a confirmação de estar no caminho certo”, destacou.

Eng. Vinicius Marchese; Eng. Iza Valadão; Eng. Ligia Mackey

A Eng. Iza Valadão resumiu o espírito do encontro: “conexão é a palavra-chave do evento. Foi a oportunidade de conhecer profissionais que só víamos pelas redes sociais e entender como nossas diferentes áreas se conectam”. A engenheira agrônoma Kerolem Cardoso, de Belém do Pará, destacou o fortalecimento da categoria. “Este é mais um espaço que nos dá visibilidade e mostra o quanto nossa categoria precisa e deve ser valorizada. Reunindo profissionais de diferentes áreas, unimos também qualidade, eficiência e sustentabilidade”, afirmou.

Para Eng. Leonardo Fernandes do Nascimento, do Espírito Santo, criador do podcast Engenharia de Quinta, “falar de Ciência e Engenharia é um trabalho árduo. Trazer conhecimento acessível é um desafio enorme.”. Já o Eng. Allan Assad ressaltou a troca entre regiões e especialidades. “Esse encontro significa muito para a área tecnológica. Aqui tem pessoas de todo o país se conectando, trocando experiências e analisando as tendências para os próximos anos”, disse.