SIPATMA 2025: conceito de cuidado pessoal ganha espaço
5 de dezembro de 2025, às 16h33 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA) 2025, evento anual voltado para conscientizar os colaboradores sobre a importância da segurança no trabalho e a preservação do meio ambiente, que visitou quatro cidades – Franca, a capital paulistana, Rio Claro e Bauru – entre os dias 25 de novembro e 4 de dezembro, finalizou o seu ciclo deste ano. A proposta de ampliar a ideia do cuidado da saúde pessoal para outras dimensões, com a inclusão das saúdes ambiental e financeira, além da física e mental, alinhada com o tema definido para este ano “Cuidar de todos começa em você” foi amplamente aceita.
Organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) do Conselho a adesão à iniciativa foi celebrada pela presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey. “Conseguimos uma excelente resposta para a proposta de ampliar o olhar sobre a saúde dos colaboradores. Algo totalmente de acordo com o que o Crea-SP acredita, que a qualidade de vida e a sustentabilidade fazem parte da nossa responsabilidade institucional”, garantiu.
Márcia Felisbino Mendes de Carvalho, analista de gestão administrativa do Crea-SP, integrante da CIPA e da organização do evento, explicou o processo de organização do conteúdo. “Nos últimos anos buscamos ampliar o olhar sobre saúde, e a inclusão das saúdes ambiental e financeira este ano foi algo natural, entendendo que tudo compõe o bem-estar geral das pessoas”, explicou. “O tema ambiental recebeu uma ótima resposta. As pessoas estão realmente abertas às discussões sobre sustentabilidade no seu dia a dia”, completou.
Agente administrativa da Unidade Operacional de Inspetoria (UOP) de Penápolis e vice-presidente da CIPA, Cláudia Araujo Ribeiro também destacou a ampliação temática e a resposta dos colaboradores. “A palestra de educação financeira foi muito elogiada, assim como a dinâmica de respiração e relaxamento. As pessoas se engajaram e entenderam que são práticas simples e possíveis de fazer no ambiente de trabalho”, projetou.

O palestrante de educação financeira, Fabio Fressatto de Godoy, fez sucesso e, na capital paulistana, foi abordado logo depois de sua palestra para “pequenas consultorias” por duas participantes. Com ambas pedindo dicas sobre como poupar ou analisar seus gastos.
A participante Cátia Toledo Ramos, da UOP do Crea-SP de Carapicuíba, destacou o impacto imediato das atividades práticas. “Gostei especialmente da palestra de meditação. Nunca tinha experimentado e percebi como cinco minutos da atividade podem melhorar a produtividade no dia. Quero replicar isso com quem não pôde participar e incentivar a presença no ano que vem”, explicou. Segundo a organização, o novo formato – dividido em dois dias com períodos de quatro horas por dia – foi muito bem recebido e deve ser consolidado para 2026.
Acesse a TV Crea-SP e saiba mais sobre a proposta do SIPATMA 2025.