Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/integracao-entre-superintendencias-marca-segundo-dia-do-sefisc/>.
Acesso em 25/12/2025 às 05h01.

Integração entre superintendências marca segundo dia do SEFISC

Áreas do Crea-SP mostram avanços e planos conjuntos para fortalecer a fiscalização, seguindo o foco da inovação, em 2026

3 de dezembro de 2025, às 17h21 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

A segunda etapa da 22ª edição do Seminário Estadual de Fiscalização (SEFISC), realizada nesta terça-feira na Faculdade Einstein, em Limeira, deu continuidade à programação que reuniu agentes fiscais de todo o estado de São Paulo. O foco esteve nas apresentações das diferentes superintendências, evidenciando o diálogo entre elas e a operação em conjunto. Os gestores destacaram avanços, inovações, resultados obtidos no ano corrente e planos estratégicos de suas áreas que vão fortalecer a atuação dos fiscais em 2026.

O Eng. Amb. Kleber Brunheira, gerente de Fiscalização do Crea-SP; a superintendente de Fiscalização do Crea-SP, Eng. Maria Edith dos Santos; e o superintendente de Tecnologia e Inovação da autarquia, Marcelo Pessoa (esq. para dir.) e fiscais do Crea-SP

Cada superintendência trouxe sua contribuição formando um mosaico de soluções e diretrizes coordenadas que contribuem com o trabalho operacional dos fiscais. “O evento mostrou como o Crea-SP é um organismo vivo, feito de partes que se conversam, conectam e trabalham em conjunto para fortalecer a Engenharia, por meio da fiscalização, trazendo assim mais segurança para a sociedade. Somos um sistema totalmente integrado”, ressaltou a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey.

Ao também enfatizar a ideia do trabalho coordenado, o Eng. Amb. Kleber Brunheira, gerente de Fiscalização do Crea-SP, foi ainda mais explícito. “Valorizamos tanto o profissional de Engenharia como a atuação da fiscalização ao trabalhar em conjunto com as demais superintendências e a Secretaria Executiva. Além disso, estamos muito alinhados com o Sistema Confea/Crea”, explicou. O executivo ensinou pontos de melhoria no preenchimento das ordens de serviço no app FISCALiza e no Creanet, além de detalhar sobre a Operação Natal que já ocorre no Estado e anunciar a Operação Verão, ações movimentam o corpo de fiscais.

Kleber destacou que em 2025 a superintendência de fiscalização (SUPFIS) desenvolveu novos procedimentos de fiscalização, como as forças-tarefas estaduais e nacionais, além de celebrar acordos de cooperação técnica com entidades municipais e do Estado. Bem como falou de projetos iniciados este ano que terão reflexos importantes em 2026. “Temos um grupo de trabalho com 10 fiscais criando um formulário dinâmico que vai gerar propostas para a Superintendência de Tecnologia. Estão previstos avanços para o próximo ano como o uso de agentes de IA para auxiliar relatórios, teremos o lançamento do novo Manual de Fiscalização e estamos desenhando novas estratégias de autuação”, completou.

Ainda mirando o futuro, a superintendente de Fiscalização do Crea-SP, Eng. Maria Edith dos Santos, revelou que as Câmaras Especializadas do Conselho receberão relatórios no final de 2026 para verificação dos resultados relativos às três prioridades eleitas para a fiscalização ao longo do ano. “Recebemos esse plano prioritário recentemente e vamos trazer esse documento comprovando nossas ações em 12 meses”, projetou. Algo possível, de acordo com ela, pelo uso das ferramentas digitais implementadas na fiscalização.

O superintendente de Tecnologia e Inovação da autarquia, Marcelo Pessoa, destacou o engajamento dos fiscais no uso do aplicativo FISCALiza em sua apresentação e elogiou os avanços obtidos. “Tivemos um aumento de 135% no registro de empresas até novembro deste ano, o que é um reflexo das atividades fiscalizatórias. Com o cruzamento de dados da Receita Federal e a criação de módulos de autuações e defesas, conseguimos acelerar processos que antes levavam meses e hoje são concluídos em poucos dias. A tecnologia gera eficiência e transforma resultados”, comemorou.

Ele também destacou a economia da superintendência de tecnologia (SUPTEC) com a unificação dos contratos de telecom e Internet e a modernização do Creanet. Assim como falou da criação da Plataforma Nacional de Fiscalização, que permitirá em 2026 o monitoramento remoto por satélite, com uma maior consciência situacional das obras em todo o País.

Uma outra ponta dessa estrutura, a Superintendência dos Colegiados (SUPCOL), também teve seu momento, com a Arq. e Urb. Dinah Sayuri Iwamizu. Ela destacou o papel das Câmaras e a  integração com as demais áreas do Crea-SP. “Cuidamos dos colegiados do Conselho, e temos hoje 262 conselheiros nas oito Câmaras. Em janeiro renovaremos um terço dos colegiados e teremos a entrada da nova Câmara Ambiental e Sanitária, o que vai impactar diretamente no serviço de vocês”, afirmou. Ela enfatizou o trabalho realizado em conjunto com a SUPFIS e a SUPTEC para agilizar julgamentos e simplificar processos com apoio da inteligência artificial, que já se iniciou seus testes em algumas Câmaras. “Trabalhamos para que os colegiados entendam melhor o trabalho de fiscalização e nosso próximo passo é migrar os relatos dos conselheiros para o uso de IA”, completou.

Todos os fiscais presentes no SEFISC Limeira