Programa Mulher do Crea-SP enumera importantes avanços
26 de novembro de 2025, às 14h01 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
O compromisso do Crea-SP com as pautas associadas às mulheres é algo contínuo. E, por ocasião do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, ocorrido na última terça-feira, dia 25 de novembro, o Conselho reforça a importância de garantir respeito, proteção e igualdade para todas. Com o Programa Mulher, a autarquia desenvolveu ações para promover a equidade de gênero em todos os campos da Engenharia, Agronomia e Geociências.

O Conselho assinou o Termo de Cooperação do Pacto Ninguém se Cala, do Ministério Público de São Paulo, que traz uma série de compromissos quanto a violência, e alcançou o Selo Bronze Nós, por Elas, da ABNT. “Nos tornamos o primeiro Conselho do país a receber essa certificação, e avançamos muito com a criação do Comitê no combate a violência contra as mulheres. Somente com respeito e equidade construiremos o futuro que todas nós merecemos”, assegura a engenheira Marci Alves, coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-SP.
As conquistas do Programa Mulher são evidentes com a criação de ambientes mais justos, acolhedores e representativos. Afinal, nenhuma mulher deve viver com medo e todas devem ocupar seus espaços com liberdade e dignidade.
O programa apoia e incentiva o desenvolvimento das mulheres ao promover campanhas, projetos, debates e formações que fortalecem a presença das mulheres. “Assim ampliamos as nossas vozes, onde, por muito tempo, não éramos ouvidas. Combater a violência também significa abrir caminhos para que mais mulheres possam sonhar, liderar e construir o futuro da área tecnológica. O compromisso de enfrentar a violência é de toda a sociedade”, finalizou a Eng. Nauany Xavier, coordenadora adjunta do Comitê.
Confira o vídeo criado pelo Programa Mulher que trata do tema.