Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/fiscalizacao-de-natal-no-parque-do-ibirapuera/>.
Acesso em 25/12/2025 às 05h01.

Fiscalização de Natal no Parque do Ibirapuera

Operação Jingle Bells garante segurança da maior árvore natalina de São Paulo

26 de novembro de 2025, às 9h47 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Árvore de Natal do Ibirapuera

A tradicional árvore de Natal do Parque Ibirapuera, uma das atrações mais aguardadas da cidade para a época, recebeu nesta semana a fiscalização do Crea-SP, integrando a Operação Jingle Bells, série de vistorias realizadas pelo Conselho em estruturas sazonais do período natalino. Além do Parque, a ação também percorre montagens de decorações em praças, shoppings e atrações temáticas em todo o Estado, reforçando o compromisso do Conselho em garantir a seguridade da população também nas épocas festivas.

Com abertura para visitação marcada para o próximo dia 29 de novembro, a árvore de 57 metros de altura e estrutura em aço deve atrair cerca de 3 milhões de pessoas, público semelhante ao de 2024. A montagem segue até quinta-feira, 27/11, com o envolvimento de equipes multidisciplinares de áreas como Engenharia, Agronomia, Ambiental e Segurança do Trabalho, movimentando mais de 200 trabalhadores desde o final de outubro, quando iniciaram as operações.

Além da árvore, toda a estrutura natalina do Parque também está sendo preparada e acompanhada pelas equipes responsáveis. A Casa do Papai Noel, as ativações de patrocinadores com ambientes temáticos montados exclusivamente para o evento, além do tão esperado Show do Lago, que inclui performance das fontes e águas dançantes.

O tecnólogo José Paulo Garcia, chefe da Unidade de Gestão da Inspetoria (UGI) Centro, destacou que o objetivo da vistoria é verificar se todas as empresas e profissionais envolvidos estão devidamente habilitados e registrados. “Nossa função é garantir que as estruturas estejam sob responsabilidade de profissionais com atribuições adequadas. Assim, a população que frequenta o parque tem a segurança de que tudo está sendo executado por equipes qualificadas”, afirmou.

Equipes da Urbia e da Fiscalização do Crea-SP engajadas por um Natal seguro

“Todo o processo de montagem é intenso. É um projeto grande, que envolve a parte metálica e elétrica da estrutura, as ativações no entorno, o espetáculo do lago e um percurso dentro da árvore para o público, com um cenário especial surpresa”, explicou o gerente de operações da Urbia, concessionária responsável pela gestão do Ibirapuera, engenheiro Éder Machado.

Já o responsável pela Segurança do Trabalho, Eng. Rafael Anderson, pontuou que todas as equipes envolvidas na montagem passam por avaliações e orientações diárias. “As atividades só começam após instruções diárias sobre os riscos e todas as medidas de segurança checadas. Assim, garantimos que cada profissional esteja qualificado, seja para atuar na parte elétrica ou para trabalho em altura”, contou.

Responsável técnica, a Eng. Agr. Mariana Marotti Corradi explicou que a preparação inclui ainda avaliações ambientais. “Identificamos 530 árvores na área da decoração. Elas foram registradas e os pedidos de manejo encaminhados à Prefeitura. Toda instalação está sendo feita sem pregos ou perfurações, com a utilização de cintas que não machucam os troncos. A legislação proíbe danos às árvores, e seguimos isso rigorosamente”, exclamou