Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-quer-atrair-jovens-estudantes-a-engenharia-com-cultura-pop/>.
Acesso em 14/01/2026 às 04h51.

Crea-SP quer atrair jovens estudantes à Engenharia com cultura pop

"Engenharia Tá On", série veiculada no Youtube, usa conexões com séries de grande audiência para inspirar estudantes

24 de novembro de 2025, às 11h29 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Crea-SP lançou uma iniciativa inédita, o projeto “Engenharia Tá On”, uma parceria com um canal pop de séries do YouTube para atrair jovens estudantes do ensino médio para a Engenharia. A estratégia pretende combater o déficit nacional de profissionais do setor e estreou no dia 19 de novembro, com o objetivo de mostrar as oportunidades de carreiras em Engenharias e na área tecnológica.  

A ação propõe um diálogo inovador ao explorar as conexões entre séries de grande audiência no streaming, como La Casa de Papel e Game of Thrones, com a Engenharia em suas mais diversas especialidades. “Nossa missão com este projeto é valorizar o exercício da profissão e inspirar a nova geração, mostrando que, por trás de toda grande história e narrativa ficcional, existem personagens com habilidade técnicas de Engenharia para resolver problemas complexos”, comenta a engenheira Lígia Mackey, presidente do Crea-SP.  

Para esse desafio, o Crea-SP se uniu ao canal Série Maníacos, referência em análises da cultura pop e com uma base consolidada de mais de 430 mil inscritos no YouTube. O canal é o espaço digital que exibe o projeto, dividido em oito episódios.

Os comentários são feitos pelo youtuber Michel Arouca, host da plataforma. A cada vídeo, uma série de sucesso é acompanhada de um storytelling que mostra, na prática, as conexões entre o enredo ficcional e a Engenharia.  

 

Séries e profissões em pauta  

Para compor os episódios foram buscados exemplos em diferentes gêneros com conceitos facilmente assimiláveis pelos estudantes, abrangendo desde pautas de meio ambiente até a ciência aplicada. A primeira série analisada é a cult Game of Thrones, que traz como mote a Engenharia Civil por traz da narrativa de construção da grande muralha que separa os protagonistas dos vilões. E já está disponível.  

Nesta semana será a vez do thriller distópico Expresso do Amanhã e do drama de suspense Breaking Bad – melhor série de todos os tempos em muitas pesquisas com críticos e espectadores -, com episódios exibidos nos dias 26 e 28 de novembro, respectivamente, para falar sobre Engenharia Mecânica e Engenharia Química. Já em 3 e 5 de dezembro Geociências e Engenharia de Software, nesta ordem, entram no circuito com os seriados de suspense La Casa de Papel e a comédia tecnológica Silicon Valley.   

Logo em seguida, nos dias 10 e 12 de dezembro, a Engenharia Aeroespacial e a Engenharia de Alimentos ganham destaque com as séries de ficção científica Fundação, baseado no livro homônimo de Isaac Asimov, e a comédia-drama culinária O Urso. Por fim, Smallville, a saga do Super-Homem adolescente, encerra o projeto no dia 19 de dezembro desvendando detalhes do mundo da Agronomia. Afinal, o protagonista vive em uma fazenda. 

A jornada de vídeos conta ainda com uma landing page desenhada para gerar canais de relacionamento aos jovens que desejam ingressar nas áreas de trabalho correlacionadas.