Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/ceap-realiza-a-200a-reuniao-e-reforca-papel-estrategico/>.
Acesso em 25/12/2025 às 06h52.

CEAP realiza a 200ª reunião e reforça papel estratégico

Integrantes da comissão comemoram o marco histórico

12 de novembro de 2025, às 17h25 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP) do Crea-SP, no dia 11/11, na Sede Angélica, fez história com a realização de sua 200ª reunião, consolidando a relevância na integração entre instituições de ensino superior, as Câmaras Especializadas do Conselho e os profissionais registrados. Criada para instruir processos de cadastramento de cursos e registro de profissionais, a Comissão tem se destacado como espaço de diálogo técnico e acadêmico, impactando diretamente no exercício legal das profissões do Sistema Confea/Crea. 

O coordenador da CEAP e diretor técnico adjunto do Crea-SP, engenheiro João Fernando Custódio da Silva, celebrou o momento. “A reunião de número 200 é um marco importante. É o 4º ano em que faço parte da Comissão e observei o seu amadurecimento. Saímos da visão isolada de cada curso e passamos a interagir com outras especializações, o que enriquece os debates e fortalece nosso papel como braço assessor das Câmaras”, argumentou. 

De olho na evolução constante no aumento de processos analisados, a projeção é chegar aos 600 este ano. Por isso, a Comissão estuda formas para agilizar essa demanda. “Vamos deixar uma proposta com medidas como convocações extraordinárias. O objetivo é aumentar a velocidade e melhorar a nossa capacidade de resposta em 2026”, projetou o coordenador. 

Composta por conselheiros que também, em sua maioria, atuam como docentes em instituições públicas e privadas, a CEAP promove uma troca de experiências que contribui para decisões mais equilibradas. “Essa diversidade é que permite relatos balanceados que auxiliam as Câmaras a tomar decisões mais assertivas”, completou Custódio. 

O conselheiro Eng. Regiel Luiz Gambetti, da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE) e representante da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bauru (ASSENAG), ressaltou a representatividade e a diversidade como elementos essenciais para o papel da Comissão. “Temos todas as especialidades do Conselho, e esse debate múltiplo influencia diretamente os rumos da Engenharia no Brasil”, destacou. Em seu funcionamento, a CEAP realiza reuniões mensais e renova metade de seus integrantes a cada ciclo, garantindo a manutenção de sua pluralidade. 

Eng. Maria José Ayres Guidetti Zagatto, conselheira da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) e representante da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), valorizou a variedade dos temas abordados. “Estudamos a interação entre academia e Sistema Confea/Crea, do cadastramento de cursos ao registro de profissionais e a participação de pessoas externas no Conselho”, comemorou.  

Outro atributo comemorado e valorizado é o da integração, como apontou o Eng. Marcelo Alexandre Prado, diretor de valorização profissional adjunto do Crea-SP, que completou: “Essa reunião histórica simboliza a importância da CEAP dentro do Crea-SP, suas conexões e o fortalecimento da nossa atuação”, concluiu.  

Produzido pela CDI Comunicação