Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-participa-do-summit-agenda-sp-verde/>.
Acesso em 08/11/2025 às 14h01.

Crea-SP participa do Summit Agenda SP +Verde

Evento pré-COP30 discutiu sobre moradia e urbanismo na pauta climática

7 de novembro de 2025, às 17h42 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Crea-SP marcou presença no Summit Agenda SP + Verde, realizado nos dias 4 e 5 de novembro, no Parque Villa-Lobos. A participação do Conselho foi conduzida pelo Coordenador do Colégio de Instituições de Ensino Superior (CIES-SP), engenheiro Roberto Racanicchi, reforçando o compromisso da entidade com o debate sobre desenvolvimento sustentável e transição para uma economia de baixo carbono.  

O evento, que faz parte das ações pré-COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas -, foi promovido pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Durante dois dias, cerca de 500 palestrantes e 10 mil participantes debateram políticas públicas e soluções voltadas à sustentabilidade e a consolidação de uma economia resiliente às mudanças climáticas.

“O Crea-SP assume um papel fundamental ao contribuir com o planejamento urbano. Essa é uma demanda crescente que exige a participação de todos os profissionais de Engenharia, cujas habilidades e competências, aliadas ao conhecimento de cada um, são essenciais. É neste direcionamento que o Conselho atua, em um compromisso que se fortalece a cada dia”, pontuou o Eng. Roberto Racanicchi ao se referir sobre a importância de desenvolver projetos resistentes às intempéries, durante o painel “Arquitetando Resiliência: Urbanismo e Moradia na Pauta Climática”. 

Os desafios para promover cidades mais resilientes, o papel do planejamento urbano na prevenção de impactos climáticos e a importância de integrar engenharia, habitação e políticas públicas na construção de soluções para áreas de risco também foram abordados no debate que ainda contou com as contribuições de Elisabete França, secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo; Carlos Borges, vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais (Secovi-SP); e Vladimir Iszlaji, diretor de Desenvolvimento Urbano da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).
 

Produzido pela CDI Comunicação