Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/6a-edicao-da-forca-tarefa-nacional-de-fiscalizacao-em-campinas/>.
Acesso em 24/08/2025 às 03h03.

6ª edição da Força-Tarefa Nacional de Fiscalização em Campinas

Agentes fiscais de todo o País realizam diligências em 1,2 mil condomínios

22 de agosto de 2025, às 12h43 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Campinas (SP) recebe, entre os dias 25 e 29 de agosto, uma das maiores mobilizações nacionais voltadas à fiscalização das atividades técnicas em Engenharia. Trata-se da 6ª edição da Força-Tarefa Nacional de Fiscalização (FTNF), ação conjunta que integra os Creas sob a coordenação do Confea.

Durante cinco dias, cerca de 1.200 condomínios da cidade passarão por diligências realizadas por 105 agentes fiscais, sendo 40 do Crea-SP, e os demais vindos de outros 23 Estados, Distrito Federal (DF) e do próprio Confea. O objetivo da operação é reforçar a regularidade da atuação técnica, com ênfase nas edificações com início de atividade até 1992.

As equipes irão verificar os registros de responsáveis técnicos e empresas prestadoras de serviço envolvidos na manutenção preventiva, bem como orientar síndicos, administradoras e moradores, quanto à importância da contratação de profissionais habilitados e registrados no Conselho.

“Quando unimos diferentes equipes de todo o Brasil em uma mesma metodologia, criamos uma base sólida para que as práticas de fiscalização sejam homogêneas. Essa integração permite que cada operação fortaleça a presença dessas profissões em atividades técnicas, tanto no sentido de conscientização da população da cidade que a recebe quanto para o Sistema Confea/Crea como um todo, que passa a atuar de forma mais coesa e efetiva”, ressalta a engenheira Lígia Mackey, presidente do Crea-SP.

O presidente do Confea, engenheiro Vinicius Marchese, explica que a FTNF tem ajudado substancialmente a aprimorar a eficiência da fiscalização em todo o Brasil. “A cada ação evoluímos mais e o nosso objetivo é padronizar os procedimentos em todo o País. Estamos intensificando a afirmativa de que cada serviço de Engenharia, Agronomia e Geociências, deve ser realizado por responsáveis técnicos. Desta forma, e unidos, garantimos que as edificações estejam em conformidade com a legislação e protegidas contra riscos que podem ser evitados”, afirma.

Desde sua criação, em 2024, a FTNF já passou por diversas regiões do país, como Salvador (BA), Rondon (PA), Boa Vista (RR), Ribas do Rio Pardo (MS), Belém (PA) e Sinop (MT). Ainda em 2025, a força-tarefa deve chegar aos estados do Rio Grande do Norte e Maranhão, dando continuidade à estratégia de aproximação entre o Sistema e a sociedade.

 

Produzido pela CDI Comunicação