Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/fiscalizacao-na-festa-do-peao/>.
Acesso em 24/08/2025 às 03h41.

Fiscalização na Festa do Peão

Equipes do Crea-SP verificam atuação profissional no encontro barretense

21 de agosto de 2025, às 13h54 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A partir desta quinta-feira (21/08), Barretos promove o maior evento de boiadeiro da América Latina. São esperados cerca de 1 milhão de visitantes no Parque do Peão, que fica instalado no município, para a programação que vai até o dia 31 de agosto. Mas, o que isso tem a ver com o Crea-SP? Tudo, afinal, onde tem Engenharia, tem fiscalização.

Pensando nisso, o Conselho realizou uma força-tarefa especial que teve como foco o exercício profissional da área tecnológica à frente dos preparativos para a Festa do Peão. A operação foi marcada pela permanência das equipes de fiscalização no local ao longo desta semana, o que permitiu o acompanhamento diário das intervenções técnicas em montagens, adaptações, instalações e demais serviços de profissionais e empresas de Engenharia, Agronomia e Geociências.

O formato, de acordo com o chefe da Unidade de Gestão de Inspetoria (UGI) do Crea-SP em Barretos, tecnólogo Gilmar Silva, “facilitou a filtragem de informações para determinar orientações, regularizações e autuações”, disse. Ele explicou ainda que, durante a ação fiscalizatória, muitas empresas procuraram o Conselho para regularizar seus registros, o que mostra o reflexo das intervenções preventivas que são feitas na região.

A FT contou ainda com o apoio do clube Os Independentes, responsável pela organização da Festa, no fornecimento de informações sobre as empresas e as atividades que ocorrem no Parque, bem como na apresentação de documentos relativos à atuação profissional, como as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs).

“Com o Crea-SP, garantimos que a festa seja mais segura para quem vem aproveitar. Ou seja, mais uma vez, é o Conselho agindo pela segurança da população e pelo crescimento da Engenharia”, finalizou o inspetor da autarquia pela cidade e 1º tesoureiro  da Associação Barretense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (ABEAA), engenheiro Aimar Ferreira.

Produzido pela CDI Comunicação