Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/futurolab-crea-sp-e-inteli-unem-forcas-pela-inovacao/>.
Acesso em 13/07/2025 às 19h32.

FuturoLab: Crea-SP e INTELI unem forças pela inovação

Parceria inédita entre Conselho e Instituto busca conectar educação, tecnologia e setor público

8 de julho de 2025, às 17h13 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Crea-SP acaba de firmar uma parceria com o Instituto de Tecnologia e Liderança (INTELI) para lançar o FuturoLab — a criação de um primeiro ambiente colaborativo de experimentação, formação e cocriação de soluções voltado aos desafios da área tecnológica. A iniciativa une esforços entre o setor público e a academia para promover inovação com impacto real na sociedade.

Construído conjuntamente pelo Crea-SP e a INTELI, o projeto tem como o objetivo antecipar tendências, estimular o pensamento estratégico e desenvolver soluções tecnológicas aplicadas às demandas públicas e institucionais. Por meio da metodologia Problem-Based Learning (PBL), estudantes do INTELI serão desafiados a resolver problemas reais apresentados pelo Conselho, ao longo de um ciclo intensivo de dez semanas, entre agosto e outubro de 2025.

Presidente do Crea-SP, a engenheira Lígia Mackey ressalta o papel estratégico desse projeto. “Com a parceria junto a INTELI, consolidamos mais uma vez nosso papel como agente de transformação, aproximando o universo acadêmico do ambiente profissional. É uma ação que amplia horizontes, fomenta talentos e impulsiona a construção de uma área tecnológica cada vez mais inovadora e conectada às demandas da sociedade”, afirma.

Para o presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, a iniciativa simboliza um importante avanço para o Sistema Confea/Crea. “Essa aliança abre portas para o futuro, e reforça o compromisso do Sistema em promover a inovação e preparar a área tecnológica para desafios cada vez mais complexos. Ao integrar os setores público e educacional, fortalecemos o desenvolvimento de soluções que podem impactar diretamente o país”, destaca.

Mais do que fomentar soluções, o desafio tem como propósito contribuir para a formação de profissionais capazes de transformar o presente com responsabilidade e visão voltada aos desafios do amanhã. Dessa forma, o projeto fortalece o trabalho que o Crea-SP tem desenvolvido nos últimos anos, como protagonista da inovação no setor público, impulsionando a evolução digital, a representação institucional e o desenvolvimento das novas gerações.

A primeira missão será desenvolver um modelo preditivo para estimar a emissão de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs). Mais informações sobre o desafio serão divulgadas em breve.

 

Produzido pela CDI Comunicação