Crea-SP recebe novos colaboradores
18 de junho de 2025, às 12h06 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos
O Crea-SP iniciou, na segunda-feira (16/06), o programa de imersão destinado aos 22 novos colaboradores convocados a partir do concurso público promovido em 2023, para cargos dos níveis médio e superior nas funções administrativa, de Engenharia e de fiscalização.
Com duração de 13 dias, a programação tem como objetivo propiciar a ambientação institucional, além de fortalecer o alinhamento dos profissionais com a missão do Conselho: valorizar as profissões da área tecnológica e zelar pela segurança da sociedade.
No primeiro dia, os participantes foram recepcionados pela presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, e pelo presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, acompanhados das equipes de Recursos Humanos e da Secretaria Executiva. O encontro marcou a abertura oficial das atividades, reforçando o compromisso do Sistema com a formação contínua e a excelência dos seus quadros.
“É uma fase muito importante para todos nós. A chegada de vocês é fruto de um processo cuidadoso, pensado para atender à crescente demanda do Conselho e garantir que tenhamos mais mãos e mentes trabalhando por um Crea-SP mais eficiente e presente em todo o Estado”, afirmou Lígia.
Dando sequência à programação, o segundo dia foi dedicado à apresentação das superintendências do Conselho. Na oportunidade, a superintendente de Fiscalização Eng. Maria Edith dos Santos destacou a relevância da atuação integrada para o fortalecimento institucional e para a entrega de serviços cada vez mais eficientes à sociedade. Em sua fala, também apresentou a estrutura do setor de fiscalização. “Estamos presentes em todo o estado de São Paulo, organizados em 12 gerências administrativas. As gerências contam com o suporte dos 36 chefes das Unidades de Gerência e Inspetoria (UGIs), que atuam diretamente na coordenação das equipes de agentes fiscais em suas respectivas regiões”, explicou.
Superintendente de Colegiados, a Arq. Urb. Dinah Sayuri Iwamizu apresentou as atribuições do departamento que tem como responsabilidade coordenar e garantir o pleno funcionamento dos órgãos colegiados que integram a estrutura do Crea-SP. “À SUPCOL cabe conduzir os trabalhos do Plenário, das Câmaras Especializadas e das Comissões, assegurando todo o suporte técnico e operacional necessário para que essas instâncias deliberativas cumpram suas funções de forma eficiente, transparente e alinhada aos princípios que regem o Sistema Confea/Crea”, pontuou.
Receber os novos colaboradores em uma experiência imersiva antes que eles assumam seus postos de trabalho é a proposta da Escola de Governo e Gestão Pública do Crea-SP, projeto que surge com o propósito de promover o aperfeiçoamento institucional contínuo, preparando as equipes para os desafios da administração pública contemporânea. O objetivo é consolidar uma cultura de desenvolvimento permanente, com foco na capacitação técnica, ética e estratégica, fortalecendo a qualidade dos serviços prestados à sociedade e aos profissionais registrados.
A Escola passa a ser a responsável por coordenar as ações de capacitação e desenvolvimento do público interno, promovendo não apenas o aprimoramento técnico, mas também uma atuação alinhada às demandas da sociedade e às melhores práticas da gestão pública. No caso dos novos colaboradores, o programa tem início com uma série de atividades distribuídas ao longo das próximas semanas, que incluem palestras, visitas técnicas, acompanhamento de operações de fiscalização e vivências nos diferentes departamentos do Crea-SP, proporcionando uma visão ampla, integrada e estratégica da instituição.
“Aqui reunimos colaboradores com visões e graduações distintas, em uma pluralidade que é de extrema importância. Por isso, este é o marco inicial da Escola de Governo, uma estrutura pensada para o crescimento contínuo e a formação do nosso corpo colaborativo no desenvolvimento de suas atividades”, disse o secretário executivo Adv. Holmes Naspolini.
Para Maria Camila Santana Araújo, agente de fiscalização que chegou para compor a Unidade de Gestão de Inspetoria de Rio Claro, o programa tem sido extremamente enriquecedor. “Ter esse tempo para entender mais sobre a atuação da fiscalização é muito importante para começarmos nosso trabalho com mais segurança e clareza”, frisou. A percepção é compartilhada por Mariana Câmara, nova integrante da UGI de Americana. “Está sendo muito interessante poder absorver tantas informações, conhecer as pessoas e entender melhor toda a estrutura do Crea-SP”, avaliou.
O analista de tecnologia Caique Lima Gonçalves, contratado para a Equipe de Desenvolvimento e Administração de Dados (EDAD), também ressaltou o impacto positivo da imersão e o diferencial que o programa representa no início da trajetória profissional dentro do Conselho. “Foi muito positivo conhecer em detalhes a estrutura do Sistema Confea/Crea, suas diretrizes e a dinâmica de funcionamento. Sem dúvida, essa imersão nos prepara para desempenhar um trabalho mais qualificado e alinhado à missão institucional”, afirmou.
As percepções dos novos colaboradores refletem o compromisso do Crea-SP com o desenvolvimento de suas equipes, preparando profissionais para uma atuação cada vez mais qualificada, alinhada à missão do Conselho e aos desafios da gestão pública.
Produzido pela CDI Comunicação