Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/equipe-do-crea-sp-recebe-treinamento-estrategico/>.
Acesso em 08/06/2025 às 17h17.

Equipe do Crea-SP recebe treinamento estratégico

Gestores e assessores se reuniram para discutir conceitos, alinhamentos e indicadores do próximo triênio

17 de setembro de 2024, às 12h31 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Crea-SP realizou uma capacitação especial para estimular o pensamento analítico de seus gestores e assessores de diferentes áreas. Na sexta-feira (13/09), na Sede Angélica, aconteceu o Treinamento Estratégico, com o apoio do Instituto de Gestão Pública e Empresarial (IBGEPE), abordando conceitos, indicadores, e princípios básicos que norteiam o desenvolvimento tático e os caminhos da autarquia para o próximo triênio.

“Os treinamentos são fundamentais para padronizar e agilizar nossos procedimentos e processos, proporcionando uma resposta mais rápida aos profissionais e, principalmente, à sociedade. Nossa missão é apoiar o Crea-SP neste novo momento”, afirmou a presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey.

O evento começou com uma reflexão importante: “o que faz meu plano ser um bom plano e quais caminhos devo seguir?”. A partir disso, os profissionais debateram os principais pontos do desenvolvimento estratégico, como o estabelecimento de metas, a participação da equipe, a definição de fluxos e ferramentas a serem utilizadas. Também houve destaque para a necessidade de automação de processos, que gera ganho de tempo operacional e permite ao time focar em questões mais relevantes.

“Nosso debate sobre planejamento estratégico e os alinhamentos entre as diversas unidades são essenciais. Dessa forma, envolvemos os times responsáveis pela construção das diretrizes e objetivos que o Crea-SP enfrentará até 2027, instituindo o foco em uma única direção”, afirmou Jeniffer Luiz, consultora do Instituto de Gestão Pública e Empresarial (Ibgepe) e uma das mediadoras do treinamento.

Um plano estratégico é desenvolvido para que as mudanças ocorram sem grandes impactos para os envolvidos. Para isso, é essencial considerar elementos que trazem clareza às metas, os meios e recursos disponíveis, sejam financeiros ou humanos, o tempo de implementação e o controle por meio de monitoramento contínuo.

“Achei muito relevante a apresentação de conceitos e metodologias, pois nos ajuda a orientar nossos próximos passos. Com a clareza dos nossos objetivos, fica mais fácil trabalhar, entender a direção e, com base nisso, definir prioridades, avançar na estratégia e entregar os melhores resultados”, relatou Gabriela Fuzaro, assessora da presidência do Crea-SP.

A importância de oferecer condições para que o gestor ajuste a rota antes do fim do prazo e o papel das equipes também estiveram na pauta. “Percebemos que o planejamento vai além de líderes se reunirem para definir um foco para todo o Conselho. É preciso dividir o plano em partes, distribuí-las entre as equipes envolvidas e entender como pequenas melhorias em sistemas e fluxos, por exemplo, podem nos levar ao objetivo principal: a valorização do profissional e da sociedade”, destacou Ana Carolina Moreira, chefe da Unidade de Parcerias e Relações Institucionais do Crea-SP.

Antes do encerramento, os participantes foram convidados a pensarem de um modo mais prático: quais são os desafios específicos de suas áreas, quais são as possíveis metas e plano estratégico.

“Hoje envolvemos gestores e lideranças do Crea-SP na discussão do planejamento estratégico, com foco nos objetivos, metas e indicadores. Foi incrível ver o alinhamento conceitual e metodológico sobre como o Conselho está conduzindo seus próximos passos junto com os gestores”, afirmou Lucas Nobrega Porto, consultor do Ibgepe mediador do evento.

Produzido pela CDI Comunicação.