Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/novo-instrumento-de-avaliacao-dos-cursos-de-engenharia-e-pauta-no-cies-sp/>.
Acesso em 08/06/2025 às 04h41.

Novo instrumento de avaliação dos cursos de Engenharia é pauta no CIES-SP

A proposta é melhorar o sistema atual a partir da contribuição do Colégio

21 de junho de 2024, às 12h41 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A reunião de junho do Colégio de Instituições de Ensino Superior de São Paulo (CIES-SP), realizada na quarta-feira (19/06), no Coworking da Sede Angélica, teve como tema central a discussão do novo instrumento de avaliação dos cursos de Engenharia, que deve ir para a consulta pública no final deste mês. Para tratar do assunto, Ana Maria de Mattos Rettl, presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), palestrou para conselheiros do Crea-SP e convidados, que representam instituições de ensino do Estado.

Durante as discussões, Ana Maria (foto acima) pediu que todos fizessem uma reflexão sobre os novos métodos de avaliação utilizados pelo Ministério da Educação (MEC). Representando a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Eng. Sheila Mara Baptista Serra destacou a importância de trazer esse tipo de discussão à tona, pois a contribuição do Conselho torna o sistema de avaliação ainda mais eficaz. “É muito importante nós tratarmos desse assunto, porque é o momento que temos para nos preparar e dar a nossa contribuição para que o instrumento seja o mais efetivo possível. E, assim, garantir a avaliação correta dos nossos cursos”, comentou.

“Enquanto docente, fico com a missão de levar o assunto para minha instituição de ensino para que possamos ouvir outros coordenadores e avaliadores de curso e contribuir para esse momento importante da educação superior brasileira”, reforçou Sheila sobre a pluralidade nas considerações a serem realizadas ao novo modelo avaliativo.

A reunião serviu também de complemento ao assunto tratado no encontro anterior do CIES, que debateu sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Na ocasião, os participantes discutiram a necessidade de revisar as matrizes curriculares para atender as necessidades das DCNs, incentivar as ações de extensão para além das universidades, e melhorar a qualidade da formação superior.  “Hoje, estamos tratando de um assunto tão importante quanto o tratado em maio. Precisamos realizar a revisão da base para garantir a qualidade a partir de um bom instrumento de avaliação dos cursos. Esse tipo de ação reforça ainda mais a importância de ter uma comissão que trabalhe em prol da qualidade do ensino da área tecnológica”, destacou o coordenador adjunto no exercício da Coordenação do CIES-SP, Eng. Roberto Racanicchi. Ainda reconhecendo a necessidade de garantir a excelência nos processos avaliativos, o diretor administrativo, Eng. Eletric. e Eng. Seg. Trab. Alceu Ferreira Alves (foto acima), completou “somente assim podemos garantir aos estudantes e ao sistema brasileiro de educação a qualidade com precisão, por isso o colegiado está empenhado em buscar essa unicidade nas avaliações de desempenho”.

 

Produzido pela CDI Comunicação