Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-acompanha-obras-em-sao-sebastiao/>.
Acesso em 21/07/2025 às 11h29.

Crea-SP acompanha obras em São Sebastião

Até o fim do ano, 518 novas moradias devem ser entregues

11 de setembro de 2023, às 10h19 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Equipes do Crea-SP estiveram no último dia 5 de setembro em São Sebastião para acompanhar o progresso das 518 novas habitações que estão sendo construídas na região. As moradias serão destinadas às famílias vítimas dos deslizamentos de terra que atingiram o Litoral Norte em fevereiro em razão das chuvas intensas. Na época, o Conselho firmou um acordo de cooperação técnica com o governo paulista, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), para o estabelecimento de ações conjuntas de enfrentamento ao estado de calamidade pública. Desde então, a autarquia tem assistido às ações.

Sob responsabilidade do governo estadual, as obras avançaram nos seis primeiros meses e o cenário atual já estima segurança e proteção aos futuros moradores. A previsão é que a entrega aconteça ainda este ano. “Temos aqui uma obra modelo, com muita engenharia embarcada e de transformação na vida das pessoas. São mais de 20 engenheiros residentes e incontáveis outros envolvidos para fazer desse local uma habitação segura”, afirmou o vice-presidente na Presidência do Crea-SP, Eng. Mamede Abou Dehn Júnior.

O coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Conselho, Eng. Roberto Racanicchi, falou da integração de profissionais para a realização de uma obra desse porte e a importância da aproximação da autarquia com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), que coordena o projeto. “São várias Engenharias e muita gente envolvida para desenvolver tudo isso. Desde estudos de solos, análises sobre a tecnologia de construção, à estabilidade das encostas e aterros, às soluções estruturais e fundações”, comentou.

As unidades são comportadas em 30 torres. Cada apartamento possui dois quartos, sala, cozinha e área de serviço. “Todo o sistema estrutural é feito com paredes que vêm montadas. Assim, conseguimos montar 32 apartamentos em 11 dias”, detalhou o Eng. Mario Souza, coordenador geral da empreiteira contratada.

Pelo Crea-SP, a gerente responsável pela região, Eng. Joana Borges, também participou do acompanhamento. A equipe foi recebida, além da empresa contratada, pelo Eng. José Luiz De Luca, gerente de Obras da CDHU; e pelo Eng. Sergio Ricardo Muhleise, residente do Consórcio Habitar CDHU.

 

 

Produzido pela CDI Comunicação