Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-fortalece-acoes-de-fiscalizacao/>.
Acesso em 21/07/2025 às 11h26.

Crea-SP fortalece ações de fiscalização

Aproximação com novo secretário e ações especiais foram destaques de agosto

1 de setembro de 2023, às 13h27 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Com o objetivo de alcançar a meta de 600 mil operações de fiscalização em 2023, o Crea-SP segue engajado nas ações que fortalecem a segurança da população. Para isso, o Conselho realizou uma aproximação com a Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (Seclima) do município de São Paulo, em um encontro com o novo secretário responsável pela pasta.

“A prefeitura já tem um convênio de colaboração com o Crea-SP e, com essa visita, renovamos os laços e reafirmamos o compromisso de ampliar essa parceria, principalmente com as Operações Integradas em Defesa das Águas (OIDAs)”, destacou Gilberto Natalini, ex-vereador paulista e agora líder da Seclima.

O vice-presidente no exercício da Presidência do Conselho, Eng. Mamede Abou Dehn Jr., também comentou a importância dessa aliança. “O Crea-SP está aqui para trabalhar tanto pela sociedade quanto pelos profissionais. Reafirmamos nosso compromisso na defesa do meio ambiente e para lidar com as mudanças climáticas”, disse Mamede.

 

Pelo Estado

Foi realizada ainda uma ação integrada entre a prefeitura de Santa Isabel, município da Região Metropolitana, e o Grupo de Fiscalização Integrado (GFI) do qual o Conselho faz parte. A finalidade era diminuir os danos ambientais em local onde foram constatadas violações de parcelamento irregular de solo, de construção em Área de Proteção Permanente (APP) e desmatamento. “O Conselho constatou obras em andamento e está apurando a participação ou não de profissionais, bem como buscando identificar os proprietários, para  adotar  as medidas legais pertinentes conforme cada situação”, afirmou o chefe da Unidade de Gestão e Inspetoria (UGI) de Guarulhos, Tecg. Rubens Roque Moraes.

A operação contou com a participação da Polícia Militar Ambiental, do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Delegacia do Meio Ambiente (DICMA), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Companhia de Saneamento Básico do Estado (SABESP), além das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário e de Planejamento e Habitação.

As forças-tarefas regionais passaram por outras regiões do Estado, como Votuporanga, que envolveu 56 municípios, Osasco, Rio Claro, Assis, Olímpia, Osvaldo Cruz, Ibitinga, Jundiaí, Vale do Paraíba e Alto do Tietê.

 

Em eventos

As festas e festivais também foram alvo da fiscalização do Crea-SP no mês de agosto. Foi o caso da montagem das estruturas da 68ª Festa do Peão de Barretos, considerado o maior evento do gênero na América Latina, que aconteceu entre os dias 17 e 27 de agosto, e a primeira edição do The Town, o maior festival de música do Brasil, que receberá mais de 500 mil pessoas no Autódromo de Interlagos em setembro.

Os agentes fiscais do Conselho estiveram presentes nos locais dos eventos com a missão de garantir a segurança do público e diminuir os riscos de acidentes, verificando a responsabilidade técnica na montagem dos palcos e demais estruturas temporárias que abrigam as atrações musicais, como instalações elétricas e de som, além dos sistemas de prevenção de incêndio.

No primeiro semestre deste ano já foram realizadas 290 mil fiscalizações. Saiba mais detalhes sobre o balanço semestral aqui.

 

Produzido pela CDI Comunicação