Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/homenagem-aos-profissionais-da-area-tecnologica/>.
Acesso em 27/07/2025 às 03h58.

Homenagem aos profissionais da área tecnológica

26º Prêmio Crea agracia mais de 200 alunos que se destacaram na graduação

14 de julho de 2023, às 10h53 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

“Nós não somos somente o futuro das Engenharias, Agronomia e Geociências, nós somos o futuro do País”. Resumiu a estudante de Engenharia de Biotecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Gabriela de Angelo Gomes, 20 anos, na abertura do 26º Prêmio Crea-SP de Formação Profissional, realizado na noite de terça-feira (11/07), no Memorial da América Latina. Mais de 500 pessoas, entre familiares, amigos e convidados prestigiaram o evento do Conselho, que homenageou mais de 200 alunos que se destacaram nos cursos de graduação em Engenharia, Agronomia e Geociências do estado de São Paulo.

O prêmio é um reconhecimento da autarquia pelo desempenho acadêmico aos formandos do ano de 2022. “O Conselho está buscando oferecer capacitação e incentivos aos profissionais após a graduação. As novas tecnologias são somente ferramentas, criadas e utilizadas pelas pessoas. Portanto, são os profissionais da área tecnológica que promovem a inovação e contribuem para o desenvolvimento no mundo todo. Precisamos sempre valorizar o talento desses profissionais”, destacou o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese.

Como orador dos premiados, o tenente Daniel Barbosa, formado em Engenharia Mecânica lembrou dos obstáculos para a conclusão da graduação e enalteceu a iniciativa. “Em um País onde apenas cerca de 19% possuem Ensino Superior completo, esse reconhecimento do Conselho tem peso de ouro. Não esqueceremos jamais das dificuldades que passamos para chegar à formação, assim como também esse prêmio ficará em nossa memória. Obrigado Crea-SP”, discursou.

Representando as instituições, o reitor da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), Eng. Gustavo Donato, contou que já recebeu a premiação no início da carreira e falou da importância do estímulo aos profissionais. “Há 20 anos tive a honra de receber o Prêmio Crea-SP. Além da alegria, o troféu representa um compromisso das Engenharias para com o futuro da sociedade. Nosso País está entre as dez maiores economias globais, mas ainda na 50ª posição em inovação. Por isso, precisamos cada vez mais de bons profissionais que desenvolvam novas tecnologias”, afirmou Donato.

Já sobre o mercado de trabalho na área tecnológica, criador do Blog da Engenharia, Eng. Eduardo Cavalcanti destacou a necessidade constante de atualização na formação e os princípios morais para conquistar avanços na carreira. “Um dos principais pilares para ser bem-sucedido é a ética profissional. Doar o seu conhecimento em prol da sociedade”, pontuou Cavalcanti.

Exemplos de superação

Na plateia, olhos brilhando e sorrisos largos. Durante a cerimônia, os alunos premiados falaram da importância do reconhecimento da trajetória. O bacharel em Engenharia Civil, Alex Guarnieri Guimarães, 46 anos, formado na Faculdade Integrada Maria Imaculada (FIMI) de Mogi Guaçu, disse que o prêmio remete ao sentimento de vitória, diante das dificuldades para concluir a graduação. “Voltei a fazer faculdade após os 40, sendo o mais velho da turma, já casado, com filhos, tendo que conciliar tempo para a família, trabalho e estudos. É uma realização receber essa premiação pelo meu desempenho em todos esses anos”, contou.

Para a recém-formada em Geografia, Mariana Moreno, 25 anos, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Ourinhos, a premiação é uma recompensa pelos cinco anos de determinação. “A homenagem me fez perceber o quanto valeu a pena toda minha dedicação e a não desistir do meu sonho”, avaliou.

Já o bacharelado em Engenharia de Produção, Leonardo Figueiredo, 25 anos, da Universidade Taubaté (UNITAU), levou toda a família do interior paulista para prestigiá-lo, inclusive a avó, Gilda Schmidt, de 76 anos. “Nem sempre os alunos são reconhecidos. Meu neto é oriundo de escola pública e mostrou que para se destacar, depende da capacidade intelectual e empenho. Ele é o nosso orgulho e o Prêmio do Crea-SP concretiza esse afinco, motivando também outros alunos a se esforçarem pela profissão que almejam no futuro”, concluiu.

Para conferir como foi o 26º Prêmio Crea-SP de Formação Profissional, acesse as fotos no link.

 

Produzido pela CDI Comunicação