Área Tecnológica na Mídia – 16 a 18/11/2022
16 de novembro de 2022, às 12h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
18/11/2022: Maturidade Digital / Proptechs / Enquetes no WhatsApp/ Carros Elétricos / COP27
O Brasil foi reconhecido pelo Banco Mundial como o segundo país do mundo com a mais alta maturidade em serviços públicos digitais, atrás apenas da Coreia do Sul. A avaliação está no GovTech Maturity Index 2022, índice divulgado na quarta-feira (16/11), que considera o estado da transformação digital dos serviços públicos em 198 economias globais. O ranking dos dez líderes em governo digital do mundo traz a Coreia do Sul em primeiro lugar, seguida por Brasil, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Estônia, França, Índia, Lituânia, Mongólia e Rússia, informa o Poder360.
A Tabas, proptech que oferece aluguel flexível para estadias de médio e longo prazo, ganha mais um impulso para escalar o negócio. Depois de iniciar 2022 com uma série A de R$ 80 milhões, a proptech encerra o ano chegando ao exit, ao ser adquirida pela americana Blueground. A proptech opera no mesmo modelo que a Tabas só que na Europa, Estados Unidos e Ásia e já era investidora da companhia brasileira, tendo liderado sua série A, revela o Startups.
O WhatsApp confirmou a chegada das enquetes em seu aplicativo, adiantando a novidade que estava prevista para funcionar a partir do dia 3 de novembro. O recurso, que já estava disponível no Telegram desde 2018, permite a criação de pesquisas em grupos ou em chats individuais. Disponível para Android e iPhones (iOS), a função permite criar uma pergunta com até 12 alternativas de resposta, explica o G1. “As enquetes estão aqui! Agora tomar decisões no chat em grupo ficou ainda mais fácil e divertido”, tuitou a empresa.
Quase 10 anos após ter estreado no Brasil, a gigante industrial chinesa BYD anunciou dois lançamentos de carros elétricos. A novidade faz parte de uma aposta da empresa no país em um momento em que a mudança de governo pode fazer o mercado nacional focar em tecnologias que reduzam emissões de carbono, afirma a CNN. Além disso, a companhia atualmente produz ônibus elétricos e painéis fotovoltaicos em Campinas (SP) e tem uma fábrica de baterias para veículos elétricos em Manaus (AM). Ela também tem dois projetos de monotrilho no Brasil, um em Salvador (BA) e outro em São Paulo (SP). A montadora, maior fabricante de veículos elétricos da China, também tem negociado a venda de um lote de carros elétricos para a companhia de transporte por aplicativo 99.
O Brasil é um dos países mais preocupados com as mudanças climáticas, além de ter um dos maiores índices de compreensão do que é a COP, mostra uma pesquisa da Kantar, consultoria global em dados e insights. Enquanto 86% do público global concorda que há necessidade de ações urgentes para enfrentar as mudanças climáticas, no Brasil esse índice sobe para 92%. Além disso, 44% dos brasileiros dizem ter uma boa compreensão do que é a conferência, ficando atrás apenas de países como o Reino Unido (51%) e Índia (45%). Enquanto apenas 22% das pessoas ouvidas no mundo acreditam que o evento levará a progressos significativos no combate às mudanças climáticas, 42% dos brasileiros se mostram otimistas quanto aos avanços, aponta reportagem do portal Inova Social.
17/11/2022: Energia Eólica / ‘Calado Dinâmico’ / Geolocalização/ Hortas Verticais
Os projetos de usinas eólicas offshore para geração de energia elétrica são vistos pela indústria naval como oportunidade para que estaleiros diversifiquem a carteira de clientes. O tema foi um dos destaques do Panorama Naval no Rio de Janeiro 2022, documento lançado quarta-feira (16) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), informa a Agência Brasil. Os projetos com pedidos de licenciamento ambiental para usinas eólicas no mar surgem como possibilidade de aquecer o setor, que já tem experiência em offshore da indústria de óleo e gás. A gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan, Karine Fragoso, diz que áreas já concedidas à exploração de óleo e gás podem abrigar também projetos de geração eólica offshore.
A Wilson Sons, operadora de logística portuária e marítima, adquiriu participação na Argonáutica Engenharia e Pesquisas, startup que desenvolveu um sistema que calcula a folga dinâmica abaixo da quilha, com base nas características de cada navio e do canal de acesso. E um sistema que otimiza atracações e operações de cais, aumentando a segurança na amarração dos navios, destaca Portos e Navios. Argonáutica, fundada por quatro ex-estudantes de Engenharia Naval da USP, viabiliza a atracação e desatracação de navios maiores, aproveitando janelas de maré, vento e corrente.
Usuários haviam desativado a geolocalização em seus dispositivos porque não queriam ser rastreados, ainda assim o Google sabia a localização. Agora, a empresa americana de tecnologia terá de pagar US$ 391,5 milhões como parte do acordo judicial fechado com dezenas de Estados dos EUA, que a acusaram de coletar de forma enganosa dados dos usuários, informa o Correio Braziliense. É o maior acordo já fechado com Estados americanos relacionado a questões de privacidade. Procuradores-gerais de 40 Estados acusaram a Google de violar as leis de proteção ao consumidor.
A Amitis, uma mistura de agtech e foodtech com foco na venda e instalação de hortas verticais hidropônicas no meio urbano, abriu uma rodada de captação pública. A oferta será realizada na plataforma de crowdfunding Divi.hub, relata o Terra. A produção é direcionada para compor uma caixa de produtos entregues ao consumidor.
16/11/2022: Copa do Mundo / Nitrogênio no Metrô / Artemis 1 / Nave Reutilizável
Os organizadores da Copa do Mundo do Catar escolheram a grama platinum, uma variedade da Paspalum vaginatum, espécie nativa do Brasil que permite a irrigação com água do mar tratada, informa o Canal Rural. Segundo engenheiro agrônomo Patrick Ferreira, mestre em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), a escolha se deu por causa da tolerância à baixa umidade e ao calor elevado do país. Apesar de ser nativa do Brasil, por aqui não há pesquisas sendo desenvolvidas com a variedade. A maioria dos estádios do país usa a grama bermuda devido ao alto nível de regeneração.
Uma nova técnica de concretagem de grandes estruturas foi aplicada às obras da Linha 2-Verde do Metrô. O procedimento envolve o uso de gelo e de nitrogênio, no que foi chamado de ‘concreto híbrido’ pelos participantes do trabalho, destaca o site do Metrô. O nitrogênio líquido, conhecido por atingir temperaturas de até 196ºC negativos, é considerado ideal para resfriar o concreto e evitar trincas e fissuras, ocorrências mais comuns quando envolvem grandes peças como lajes de fundo de estações e poços de ventilação.
A Nasa lançou o foguete mais poderoso já feito para uma viagem à Lua nesta quarta-feira (16) e marcou o início do Artemis, o novo programa da agência espacial dos EUA, relata o R7. O Sistema de Lançamento Espacial, de 32 andares, decolou do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 3h48 (horário de Brasília). A missão leva a cápsula Órion, que ficará a 100 km de distância da superfície lunar e depois viajará 64 mil km além da Lua. Será a maior distância percorrida por uma espaçonave, e o primeiro passo da missão para voltar ao satélite natural após meia década.
A Agência Espacial Europeia (ESA) vem avançando no desenvolvimento da Space Rider, uma nave reutilizável para transporte orbital e projetos de pesquisa na microgravidade, reporta o Terra. As equipes da ESA estão trabalhando para testar uma versão menor da nave em 2023. E depois usar um modelo em tamanho real em testes. O voo inaugural deve ocorrer em 2024. Será uma nave com tamanho de duas minivans, projetada para pousar com precisão de 150m com ajuda de paraquedas direcionáveis.
Produção: CDI Comunicação Corporativa
Edição: Superintendência de Comunicação do Crea-SP