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Acesso em 08/06/2025 às 17h17.

Games avançam no Brasil

Setor gera oportunidades para a área tecnológica

24 de outubro de 2022, às 11h08 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O crescimento do setor de games no Brasil tem chamado atenção para a necessidade de regulamentação e de incentivo aos profissionais para que atuem nesse mercado. Em um passo importante nessa direção, a Câmara Federal aprovou projeto de lei (nº 2.796/2021) que regulamenta a fabricação, importação, comercialização e o desenvolvimento de jogos eletrônicos no país. Agora, o marco legal dos jogos eletrônicos segue para análise do Senado.

Em 2021, a indústria de games brasileira movimentou quase R$ 12 bilhões, o maior mercado da América Latina e o 12º do mundo. O presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, destaca que o segmento tem se fortalecido nos últimos anos. “A legislação precisa acompanhar a evolução tecnológica. Hoje, os games são utilizados para treinamentos de profissionais e até para fins terapêuticos. O Crea-SP, por fiscalizar o exercício profissional da área tecnológica, está antenado neste que é um campo vasto de atuação para as Engenharias”, avalia.

Com o mercado aquecido, a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames) estima que o país tenha 1.009 estúdios de desenvolvimento de games, sendo que 57% estão localizados no Sudeste. A pesquisa da Abragames, em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), destaca que os jogos de entretenimento respondem por 76% da receita dos estúdios, seguidos por jogos educacionais (12%), treinamentos corporativos (4%), entre outros.

Considerando o enorme potencial de trabalho para os profissionais da área tecnológica, o presidente do Crea-SP explica que o Conselho tem buscado aproximação com o público gamer. “Mais de 74% dos brasileiros utilizam os jogos eletrônicos, o que explica os números positivos da indústria. É importante que tenhamos uma integração com o setor, uma vez que parte da mão de obra da área é formada justamente pelas profissões registradas no Crea-SP, como a Engenharia de Computação ou de Software”, observa.

Crea-SP Jovem por dentro do universo gamer

Com a missão de interagir com as instituições de ensino e contribuir para a formação dos futuros profissionais em atividades orientativas, eventos e outras ações, a Comissão Crea-SP Jovem abriu a frente de relacionamento com o público gamer. Para se aproximar dos jovens profissionais e recém-formados, o coordenador adjunto da Comissão Crea-SP Jovem, Eng. Raoni Lourenço Andrade Ramos, marcou presença no Brasil Game Show, onde concedeu entrevista para o Terra.

Raoni explica que, com o crescimento deste mercado, há cada vez mais demanda por profissionais das Engenharias e da área tecnológica como um todo. “E por isso é importante a presença da Comissão Crea-SP Jovem em eventos como o Brasil Game Show, para trazer ao público esta visão ampla do mercado. A área tecnologia está diretamente relacionada a esse ambiente, desde o desenvolvimento dos jogos até a produção de cadeiras gamers”, ressalta.

Além de levar conhecimento sobre as profissões da área tecnológica e a atuação do Conselho, a Comissão também organiza o Encontro Estadual Crea-SP Jovem, que chega a sua XIII edição no dia 29/10, trazendo como tema a inovação. Para saber mais sobre o evento, que conta com transmissão ao vivo pelo YouTube, acesse este link.

Produzido por CDI Comunicação