Disponível em <https://www.creasp.org.br/comissoes-permanentes/comissao-permanente-de-meio-ambiente/>.
Acesso em 09/05/2024 às 14h29.

Comissão Permanente de Meio Ambiente – (CMA)

A CMA tem, por atribuição, a responsabilidade de planejar e executar campanhas de esclarecimentos sobre a atuação profissional nas questões ambientais, destacando o papel de engenheiros, agrônomos, geocientistas e tecnólogos nesse processo. Cabe à comissão colaborar com o poder público na definição de normas para orientação e fiscalização das atividades técnicas, bem como estudar e propor alterações na legislação ambiental e correlata. A Comissão funciona ainda em caráter consultivo às Câmaras Especializadas do Crea-SP, que podem contar com a expertise do grupo para assuntos relacionados ao meio ambiente dentro de suas respectivas profissões.

A CMA também representa o Conselho, quando determinado pela Presidência, em comissões interinstitucionais, colegiados, foros de debates e eventos, além de poder propor critérios para fiscalização que envolvam a responsabilidade profissional e ambiental, analisar e emitir pareceres em processos referentes ao meio ambiente.  Sua composição compreende um conselheiro regional de cada Câmara Especializada do Crea-SP com igual número de suplentes.

Da Comissão de Meio Ambiente:

Art. 1º A Comissão de Meio Ambiente tem por finalidade:

I – planejar e executar campanhas de esclarecimentos sobre a responsabilidade profissional nas questões ambientais;

II – colaborar com os poderes públicos na definição de normas para orientação e fiscalização;

III – estudar e propor alterações na legislação ambiental e correlata;

IV – orientar as Câmaras Especializadas no que tange à área de meio ambiente em seus âmbitos;

V – propor critérios para fiscalização do Crea-SP nas questões ambientais que envolvam a responsabilidade profissional;

VI – representar o Crea-SP quando determinado pela Presidência, em Comissões Interinstitucionais, Colegiados, Foros de Debates e Eventos;

VII – analisar e emitir parecer em processo referente à questão ambiental;

Parágrafo único. A Comissão de Meio Ambiente será composta por um conselheiro regional de cada câmara, que serão eleitos pelo Plenário do Crea com igual número de suplentes, escolhidos entre os conselheiros regionais titulares, sendo permitida uma única reeleição.

Composição 2024

TITULARES:

Eng. Agr. e Eng. Seg. Trab. David de Almeida Pereira – Coordenador

Eng. Minas. José Renato Baptista de Lima – Coordenador Adjunto

Eng. Quím. Elias Basile Tambourgi

Geog. Fernando Shinji Kawakubo

Eng. Mec. José Fábio Cossermelli Oliveira

Tecg. Eletron. Ricardo Massashi Abe

Eng. Ftal. Ulysses Bottino Peres

Eng. Sanit. Amb. Waldecir Gonçalves Soares

SUPLENTES:

Eng. Prod. e Eng. Seg. Trab. Ricardo Luiz Ciuccio

Eng. Cartog. João Fernando Custódio da Silva

Eng. Ind. Mec. e Eng. Seg. Trab. José Carlos Paulino da Silva

Eng. Eletric. Renan Marques Suarez Cardoso

Eng. Agr. André Luís Paradela

Eng. Civ. Vinicius Silva Caruso

Calendário de Reuniões

Súmulas

Publicações

Plano: Plano de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo (clique aqui para download)
Governo do Estado de São Paulo – Secretária do Meio Ambiente

Publicação: Ações ambientais na microbacia hidrografica do Córrego Barreiro (clique aqui para download)
APRRAAP

Software: ARAquá 2014: utilização de agrotóxicos de forma segura para os recursos hídricos (clique aqui para acessar)
O software ARAquá foi desenvolvido para auxiliar as avaliações de riscos ambientais de agrotóxicos, considerando as possíveis contaminações de corpos d’água superficiais e subterrâneos, através da comparação de suas concentrações estimadas, em cenário de uso agrícola, com parâmetros de qualidade de água.

Site: DataGeo – sistema Ambiental Paulista – Base Territorial Ambiental Unificada (clique aqui para acessar)
O DataGeo utiliza dinamicamente dados cartográficos do IGC/SPDR que mantém os mapas oficiais do Estado de São Paulo

Cartllha: Manual de Descarte de Lâmpadas de Iluminação Pública (clique aqui para download)
Eletrobrás