Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/setor-fotovoltaico-em-foco/>.
Acesso em 15/05/2024 às 15h04.

Setor fotovoltaico em foco

Este ano, Crea-SP já realizou mais de mil fiscalizações na área

27 de outubro de 2023, às 10h28 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O setor fotovoltaico brasileiro foi o foco do II Canal Conecta, evento realizado em parceria com o Canal Solar, que reuniu, na Sede Angélica, entidades setoriais e profissionais interessados no mercado de energia solar brasileiro. Durante a imersão, que aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos em temas como armazenamento de energia, modelos de negócios no mercado de micro e minigeração distribuída, mobilidade elétrica, abertura do mercado livre de energia, entre outros.

O papel do Conselho na fiscalização do exercício profissional nas atividades desenvolvidas em instalações fotovoltaicas foi destaque no primeiro dia de evento, com palestra ministrada pelo Eng. Eletric. Paulo Takeyama, coordenador adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE) do Crea-SP (foto acima). “As propostas do Conselho e sua evolução em termos de tecnologia e atualização foram muito bem-recebidas. Mostramos como somos dinâmicos, uma entidade up to date com a tecnologia”, contou. “Evidenciamos ainda nossas preocupações em relação a esse tipo de instalação que, devido a esse crescimento vertiginoso, também traz um aumento dos problemas. Estamos atentos para aumentar nosso leque de fiscalizações”, complementou.

Durante sua apresentação, Takeyama falou sobre alguns dos principais projetos do Crea-SP e ressaltou os números de ações de fiscalização que, em 2023, já ultrapassaram 500 mil operações totais, um novo recorde na história da autarquia. Só na área de energia fotovoltaica, este ano já foram feitas 1.893 fiscalizações, em 71 municípios, além de 13 mil notificações para empresas com Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE) de instalação elétrica, porém, sem registro no Conselho.

Nesta área, a autarquia fiscaliza, principalmente, a legalidade das empresas e a atuação profissional, exigindo a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) em projetos de microgeração distribuída e verificando a presença de profissionais habilitados nas instalações dos sistemas. “É fundamental falar disso em um evento como esse, com a presença de grandes players do mercado, para esclarecer a importância de termos profissionais capacitados e habilitados para fazer esse tipo de instalação, desde o projeto até sua execução”, explicou Takeyama.

“O próprio nome do evento, Conecta, diz sobre a nossa missão no Canal Solar, que é a de conectar profissionais, empresas e investidores para que o mercado de energia solar cresça. O Crea-SP é um player essencial para que isso aconteça. Não por acaso a gente planejou estar aqui e essa visão da autarquia de se aproximar cada vez mais do mercado contribuiu para que a experiência fosse ainda mellhor”, comentou Eng. Bruno Kikumoto, CEO do Canal Solar e idealizador do evento.

Entre os assuntos discutidos durante o evento, foram destaque os desafios e oportunidades geração compartilhada, modelo de negócio em expansão no Brasil, cujo ganho de escala passa pelo uso da tecnologia. Qualidade e segurança na área de energia solar, ampliação da estrutura de recarga para mobilidade elétrica e financiamento de projetos na área e abertura do mercado livre de energia também estiveram entre os assuntos debatidos em painéis. “Muita informação e muitos dados técnicos sobre o mercado”, resumiu o supervisor de vendas na Foco Energia, Eng. Bruno Beloto, um dos participantes do evento.

“Foi bom ver personalidades do setor, gente que está trabalhando com o tema desde que ele se iniciou no Brasil, e na casa de engenharia do estado de São Paulo. Destaco a tecnologia sendo detalhada especificamente para cada perfil de cliente e os conceitos novos apresentados”, elogiou o diretor institucional da Bel Energy, Gustavo Tegon, outro participante. “Conexão é o principal propósito da nossa empresa para estar aqui, acompanhando o que nossos colegas têm feito e mostrando para eles o nosso propósito no mercado”, completou a gerente de marketing da Growatt, Joyce Soares.

Imagens: Canal Solar