Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/selecionados-do-desafio-hyundai-crea-sp-apresentam-projetos/>.
Acesso em 14/05/2024 às 20h20.

Selecionados do Desafio Hyundai/Crea-SP apresentam projetos

Conheça as melhores ideias; resultado final será divulgado no dia 7 de dezembro

6 de dezembro de 2023, às 15h24 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Foi realizada na terça-feira (5/12) a etapa Pitch Day do Desafio Hyundai/Crea-SP, que vai elencar, entre estudantes dos cursos de Engenharia, Agronomia e Geociências, as ideias mais inovadoras para três eixos temáticos. Os selecionados, anunciados no fim de novembro, tiveram cinco minutos cada para apresentar suas propostas, que foram avaliadas por uma banca de jurados formada por membros da montadora e do Conselho.

O desafio tem objetivo de incentivar e mobilizar estudantes a contribuir com o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação da área tecnológica. Das 12 ideias apresentadas, quatro foram relacionadas ao eixo Indústria 4.0, cinco sobre carros conectados e outras três sobre ESG. A avaliação levou em consideração os critérios  de aplicabilidade, inovação, viabilidade, criatividade e impacto, previstos no regulamento.

Indústria 4.0

O estudante Renan Gentil de Lima apresentou um aplicativo de logística que auxilia a comunicação direta entre os atores do setor rodoviário, especialmente os caminhoneiros. “A ferramenta é escalável e pode proporcionar economia de tempo e dinheiro, além de facilitar a automação dos processos”, destacou Lima. Outra proposta, de Sérgio de Lazana Marquezani, é a criação de uma fábrica digital de materiais inteligentes, que integra a produção de materiais com as tecnologias da Indústria 4.0. “Redução de resíduos, inovação contínua, sustentabilidade, transparência e rastreabilidade estão entre os principais benefícios dessa solução”, explicou Marquezani.

Willian Bueno Santos sugeriu aplicar a realidade aumentada no sistema de supervisão e gerenciamento da própria Hyundai. “A ferramenta pode permitir, por exemplo, direcionar um celular para alguma máquina da linha de produção, e ter acesso imediato a informações contextuais”, detalhou Santos. Já Gabriela Fernandes Adão trouxe para a banca a ideia de implantação de um sistema de coleta de dados de sensores fotoelétricos e câmeras na linha de montagem. “A ferramenta permitiria visualizar os equipamentos danificados, evitando atrasos na produção e criando uma base de dados que ajude a fazer outras análises preditivas”, afirmou a universitária.

Carros conectados

Na área de carros conectados, Karen Blumer Lobo propôs usar o bluelink, serviço da Hyundai, para criar um sistema contra a fadiga do motorista, com sensores, câmeras e comandos de voz. “Assim, proporcionamos mais segurança e melhor experiência aos usuários, trabalhando diretamente com os valores da empresa”, contou. Também como sugestão de aprimoramento do bluelink, Julia Estrela de Souza, apresentou um cinto de segurança inteligente, com sensores de batimento cardíaco e respiração. “A ferramenta poderia emitir um aviso para o Sistema de Atendimento Móvel (SAMU) no caso de qualquer alteração que indique emergência, acelerando o atendimento”, explicou.

Danilo Aparecido Merino sugeriu usar um supercomputador que se comunica com um celular. “A máquina ajudaria a fazer a gestão de um protótipo para reduzir a quantidade de sensores nos veículos”, elucidou Merino. Outro projeto, de autoria de Rivaldo Miranda de Sousa, recomendou uma técnica desenvolvida no curso de automação industrial: um sistema de ignição programável. “Assim, o veículo não fica à mercê do sistema mecânico antes utilizado”. Por fim, Felipe Nigro Martinez apresentou uma proposta de carro conectado com assistência à saúde do motorista. A sugestão utiliza tecnologias disponíveis de monitoramento de saúde para conectar o carro aos dispositivos móveis, como smartphones e relógios digitais.

ESG

Na área ESG, Leticia Vieira defendeu que os consumidores, com a ajuda da inteligência artificial, apoiem a montadora no desenvolvimento de soluções socioambientais.“Eles seriam incentivados a compensar os impactos de sua compra”. Na sequência, foi a vez de Lin Shiau Lon Rocha propor a criação de um aplicativo que indica o grau de atendimento da empresa às recomendações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). “É um aplicativo de fácil acesso, baseado em perguntas e respostas, com resultado imediato, que pode ajudar a promover um ambiente empresarial mais sustentável”, detalhou.

A última apresentação da tarde foi de Laura Patriarcha Prado, que falou do aplicativo Mulheres da Hyundai, uma solução para o desenvolvimento da carreira de profissionais na empresa, com um canal para recebimento de denúncias de violência de gênero, mentorias, cursos e grupos de apoio pensados exclusivamente para elas. “Mais de 70% das mulheres já sofreram micro agressões no ambiente de trabalho. 68% dos cargos de lideranças ainda são ocupados por homens. Precisamos de iniciativas para mudar isso”, afirmou.

O resultado final será divulgado no dia 7 de dezembro e os autores das quatro melhores ideias participarão de um estágio de seis semanas na fábrica da montadora, em Piracicaba, e na sede da Hyundai, em São Paulo, em janeiro de 2024. Após o estágio, os estudantes participarão de um dia de demonstração com apresentação do relatório final sobre a aplicabilidade das propostas.