Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/seguranca-cibernetica-e-foco-de-comite/>.
Acesso em 16/05/2024 às 10h46.

Segurança cibernética é foco de Comitê

Creas debatem soluções compartilhadas em busca de mais proteção ao Sistema

20 de março de 2023, às 15h50 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Para reforçar a cibersegurança em todos os Estados, o Confea criou o Comitê de Segurança Cibernética, formado por coordenadores de Tecnologia da Informação (TI) de diversos Creas. O grupo esteve na sede do Crea-SP, na avenida Faria Lima (16/03), com o objetivo de debater soluções que possam ser replicadas pelas autarquias para a proteção do Sistema e compartilhamento de medidas para proteção a possíveis invasões.

“São profissionais que podem contribuir, através de suas competências técnicas, com um sistema mais seguro. O Crea-SP está à disposição dos profissionais de TI de outros Estados, seja para testar ferramentas ou projetos que busquem mais segurança para o Sistema”, destacou o presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese, que recepcionou os membros e participou da abertura da reunião.

Gerente de Desenvolvimento e Execução de Projetos do Crea-SP, o analista e desenvolvedor de Sistemas Marcelo Ferreira Pessoa lembrou a agilidade da equipe do Regional paulista na resolução do ataque hacker sofrido ao final de 2022 e da importância de permanecer em alerta. “Aumentar e integrar a segurança do Sistema são ações fundamentais para evitar invasões cibernéticas”, comentou Marcelo.

O gerente de TI do Confea e coordenador do Comitê, Eng. Rodrigo Borges, ressaltou que os métodos utilizados no Crea-SP podem ser replicados em todas as demais autarquias. “Podemos aprender com o exemplo desse enfrentamento para pensar em uma solução macro para o Sistema”, disse.

Também ressaltando o trabalho do Conselho paulista, o gerente de TI do Crea-PA, Eng. Ray Fran Pires, destacou que a parceria pode contribuir para a proteção de informações de todos os Creas. “A troca de experiências no Comitê e o estudo de caso sobre São Paulo formarão uma resolução para outros Creas. Podemos levar esse case como um exemplo de proteção de dados ao nosso Conselho”, frisou Ray Fran.

Além dos profissionais citados, o Comitê de Segurança Cibernética também é formado pelo Encarregado de Dados Pessoais do Confea, Alessandro Fonseca Bruno de Melo; o Gestor de TI do Crea-BA, Alex Wilson Kamei Guimarães; o Gestor de TI do Crea-MT, Sandro Vilella; o Gestor de TI do Crea-PB, Adriano Makel Cruz de Lima; e o Gestor de TI do Crea-PR, Leandro Miranda de Araújo.