Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/pela-equidade-de-genero-na-engenharia/>.
Acesso em 29/04/2024 às 08h09.

Pela equidade de gênero na Engenharia

Saiba como construir um ambiente de trabalho mais participativo

22 de março de 2022, às 11h04 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Promover a igualdade entre os gêneros nas Engenharias, Agronomia e Geociências é um dos principais objetivos do Crea-SP com o Programa Mulher. É por isso que o Conselho, por meio do Comitê Gestor, criou uma cartilha especialmente sobre a iniciativa. O documento, disponível na Biblioteca Virtual, reúne informações sobre a presença das profissionais no mercado de trabalho, com dados atualizados do total de inscritas nas 12 Gerências Regionais, funcionárias e lideranças femininas no Crea-SP e nas entidades de classe. A cartilha também oferece conteúdos de conscientização e multiplicação dos conceitos do Programa Mulher, incluindo metas, atribuições e projetos do Comitê Gestor.

“Assumimos o compromisso de transformar a área tecnológica com a abertura de ainda mais oportunidades para as mulheres. Temos a missão de reparar o histórico já ultrapassado de que Engenharia é coisa de homem”, diz o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese. “O Comitê Gestor do Programa Mulher tem total autonomia para desenvolver ações em prol dessa causa”, completa.

Comitê Gestor

Criado em junho de 2021, o grupo é composto por mulheres de diferentes setores da Engenharia, Agronomia e Geociências: Denise Belloni Ferrari Furlan (Engenheira de Alimentos); Lara Comar Riva (Engenheira Agrônoma); Larissa Javarotti de Oliveira (Engenheira de Energia); Tatiana Romero (Designer de Interiores); Vanessa Maria Leite Lucchesi (Engenheira Civil); e Lígia Marta Mackey (Engenheira Civil), atual vice-presidente do Crea-SP. Todas sob a coordenação da Engenheira Civil Poliana Siqueira.

“Precisamos envolver todo o ecossistema neste debate: homens, mulheres, empresas, associações e universidades, pois devemos construir, juntos, um ambiente mais acolhedor e participativo, com redes de apoio, escuta ativa e identificação e eliminação de situações discriminatórias”, afirma Poliana.

Além da cartilha, o Comitê promove encontros, reuniões e eventos voltados para as mulheres, trazendo à tona questões como empreendedorismo, prevenção ao câncer de mama e representatividade no Sistema Confea/Crea.

Editado pela Superintendência de Comunicação do Crea-SP