Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/pascoa-e-engenharia-entenda-a-relacao/>.
Acesso em 27/04/2024 às 10h25.

Páscoa e Engenharia: entenda a relação

Tecnologias tornam mais eficiente, criativo e seguro produzir, conservar e distribuir chocolate

28 de março de 2024, às 10h18 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Antes de chegarem para serem degustados em nossas casas ou mesmo nas prateleiras dos supermercados ou lojas onde são vendidos, os ovos de chocolate percorrem um caminho, que envolve a área tecnológica em diversas etapas. Desde as inovações na agricultura para produção do cacau, passando pela produção dos ovos, até sua conservação e distribuição.

O Brasil é o sexto maior produtor de cacau do mundo e o Engenheiro de Alimentos é um profissional fundamental na fabricação de seu principal derivado: o chocolate. Às vésperas da Páscoa, o Crea-SP conversou com um deles, o Eng. Paulo Eduardo da Rocha Tavares, Coordenador adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Química (CEEQ), que explicou como a área atua para garantir que o produto final chegue ao consumidor seguro e com qualidade.

Em um trabalho conjunto com outras áreas, o Engenheiro de Alimentos verifica as condições que precisam ser consideradas em todas as etapas da produção. “Nós temos conhecimento das melhores práticas, o que é essencial”, explica o especialista. Ele lembra que o chocolate é um produto complexo, que exige muita atenção nas etapas de fabricação, armazenamento e distribuição. “Todo o processo precisa ser extremamente controlado, garantindo as melhores condições de temperatura e umidade, duas condições que impactam muito na qualidade final do produto”, informa. Se o clima está quente, a atenção precisa ser redobrada, já que o calor pode causar o amolecimento do chocolate, alterando seu formato, textura e sabor.

Um fator importante, destacado pelo entrevistado, é que, nos últimos anos, a inovação tecnológica, que tem melhorado os processos em toda a indústria alimentícia, também afetou a área de chocolates, trazendo formas mais eficientes e seguras de produzir, conservar e distribuir os produtos. “Essas inovações permitem produzir chocolates mais estáveis, com melhores condições de sabor, aroma e consistência, além de melhorar o armazenamento, para que os ovos não percam essas qualidades”, detalha Paulo. “Novas tecnologias de embalagem ajudam a preservar o produto, apesar das intempéries”, exemplifica.

Algumas novas tecnologias que você vai ver nesta Páscoa:

Novas embalagens: as tecnologias estão ajudando a produzir embalagens que ajudam a preservar as características do chocolate e também versões sustentáveis, utilizando materiais biodegradáveis e compostáveis, por exemplo.

Ovos impressos em 3D: as impressoras 3D, cada vez mais utilizadas em diversos setores, estão sendo usadas para criar ovos personalizados, com formatos diferentes e até mesmo fotos impressas.

Chocolate saudável e vegano: graças aos investimentos das empresas em pesquisa e inovação, estão surgindo cada vez mais variações de combinações de ingredientes. Além das menos calóricas e veganas, já existem versões funcionais – com probióticos, ômega-3 e antioxidantes, por exemplo.

Brindes tecnológicos: além dos ovos, os tradicionais brindes que vêm dentro estão cada vez mais inovadores. Já existem opções, por exemplo, com brinquedos para visualização em realidade aumentada, com interação pelo celular.

 

Produzido pela CDI Comunicação