Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/fortalecendo-a-protecao-ambiental/>.
Acesso em 19/05/2024 às 22h51.

Fortalecendo a proteção ambiental

Fiscalização do Crea-SP atua em operações em Guarulhos e na Guarapiranga

27 de abril de 2023, às 11h26 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Como signatário do Pacto Global pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Crea-SP tem atuado fortemente em conjunto aos Poderes Executivo e Legislativo em defesa do meio ambiente no Estado. Somente na terça-feira (25/04), o Conselho esteve presente em duas ações de fiscalização em prol da proteção de áreas de preservação no Parque Estadual de Itaberaba, em Guarulhos, e outra às margens da Represa de Guarapiranga, situada na divisa entre os municípios de São Paulo, Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu.

A primeira operação foi realizada pelo Grupo de Fiscalização Integrada (GFI) do Alto Juquery, vinculado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), composto por representantes da Polícia Militar Ambiental e Prefeitura Municipal de Guarulhos, além do próprio Crea-SP. A ação visava combater a ocupação irregular de território que faz parte do Parque Estadual de Itaberaba, situado entre a Serra da Cantareira e a Serra da Mantiqueira.

A região é considerada Unidade de Conservação Integral por abranger a Mata Atlântica e bacias hidrográficas que abastecem o Sistema Cantareira, responsável pelo fornecimento de água para mais de 8 milhões de pessoas da Grande São Paulo. “Uma das ações do Crea-SP será preparar um relatório sobre os descartes dos resíduos poluentes provenientes das construções irregulares constatadas na área”, explicou o Tecg. Rubens Roque de Moraes, chefe da Unidade do Crea-SP na região.

A segunda ação aconteceu em parceria com a Secretaria de Mudanças Climáticas do município de São Paulo (Seclima), através de mais uma Operação Integrada de Defesa das Águas (OIDA), em conjunto à equipe da Subprefeitura de Boi-Mirim, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Polícia Militar Ambiental de São Paulo, na Represa de Guarapiranga. No local, ocorreu o desmantelamento de um aterro sanitário clandestino.

A Represa de Guarapiranga é um reservatório responsável pelo abastecimento hídrico de cerca de 5 milhões de pessoas, além de ser um atrativo turístico e de esportes náuticos da capital. O Crea-SP enviou agentes fiscais de diversos municípios, formando uma força-tarefa. “O Conselho tem buscado cada vez mais a eficiência na fiscalização para proteger o meio ambiente e o resultado positivo dessas ações é fruto da nossa aproximação com os demais órgãos fiscalizadores”, concluiu o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese.