Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/fiscalizacao-no-primeiro-trimestre-de-2024/>.
Acesso em 29/04/2024 às 22h58.

Fiscalização no primeiro trimestre de 2024

Mais de 130 mil ações foram realizadas entre janeiro e março

16 de abril de 2024, às 15h46 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Levar a fiscalização aos quatro cantos do Estado, contemplando os 645 municípios paulistas, é sempre um compromisso do Crea-SP. Este ano, entre os meses de janeiro e março, foram realizadas mais de 130 mil ações fiscalizatórias, somando todas as áreas abrangidas pelas Câmaras Especializadas, nas 12 gerências regionais. Em forças-tarefas e operações especiais, fiscais identificados estiveram em condomínios, obras, eventos, empresas e órgãos públicos para garantir a presença de um profissional habilitado e registrado pelo Conselho à frente das atividades técnicas.

Entre os destaques da fiscalização em março, esteve a visita aos centros de treinamento do clube Guarani e da Ponte Preta. “Nesses casos, fazemos um relatório com as condições do alvará e licença de funcionamento emitidos pela prefeitura, além de checar quem são os responsáveis técnicos e orientar os dirigentes sobre seus prestadores de serviços”, explica o chefe da UGI de Campinas, tecnólogo Edson Ricci do Carmo. “Assim, os clubes se tornam parceiros da fiscalização”, completa.

Em fevereiro, a segurança no Carnaval foi uma preocupação, com operações especiais por todo o Estado para garantir a presença de profissionais habilitados à frente das atividades de preparação das festas e desfiles, garantindo a segurança dos trabalhadores e foliões. Também ganhou repercussão o acompanhamento das responsabilidades técnicas no caso do edifício Giovannina Sarane Galavoti, em Praia Grande, que foi evacuado após apresentar danos estruturais em pilares.

Só em janeiro, foram 39.139 ações fiscalizatórias, que aconteceram enquanto o Conselho também se dedicava ao planejamento para 2024. Este ano, o Confea está padronizando mais processos e direcionando objetivos comuns, com o foco em condomínios de prédios, aterros e lixões.

“Estamos trabalhando para fortalecer ainda mais as parcerias com prefeituras e entidades, que são nossas parceiras na fiscalização, atividade que é prioritária para o Conselho”, comenta a presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey. “Também continuamos de olho nos editais dos concursos públicos, garantindo o cumprimento do piso salarial dos profissionais das Engenharias, Agronomia, Geociências, Design de Interiores e tecnólogos”, lembra. Este ano, após intervenção do Crea-SP, dois concursos foram suspensos: em Araçoiaba da Serra e Pacaembu.

Confira os dados por Câmara Especializada:

Denúncia
Para fortalecer a ação de fiscalização do Crea-SP, canais de denúncia estão disponíveis em todas as unidades do Conselho, no site, por telefone (0800 017 18 11), pelo e-mail: faleconosco@creasp܂org܂br ou pelo aplicativo Crea-SP, disponível para Android e iOS.