Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/etica-na-administracao-publica-em-foco/>.
Acesso em 29/04/2024 às 15h39.

Ética na administração pública em foco

Assunto foi tema de segunda aula da Trilha de Gestão Pública do Crea-SP Capacita

10 de abril de 2024, às 15h45 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Crea-SP Capacita passou recentemente por uma reformulação e, entre as novidades, está a possibilidade de acessar os conteúdos em trilhas, de acordo com a modalidade e interesses do profissional. A Trilha de Gestão Pública é a primeira neste formato e a ética na administração pública foi o tema da segunda aula, transmitida ao vivo no último sábado (6/4) e disponível  para profissionais com registro ativo em capacita.creasp.com.br.

“Nós sabemos a importância que os Engenheiros têm na construção de um conjunto de agenda de políticas públicas eficazes e comprometidas com a melhora da qualidade de vida das pessoas”, introduziu o professor, advogado e especialista em cidades inteligentes Wilson Levy, um dos idealizadores desta trilha. “Falar sobre ética para profissionais da área tecnológica é fazer com que o trabalho que eles desenvolvem seja também calcado em comportamentos que vão fazer com que a sociedade brasileira seja cada vez mais solidária”, afirmou o Secretário de Mudanças Climáticas da cidade de São Paulo, o jurista e professor José Renato Nalini, que conduziu a aula.

Existe ética na administração pública? Para responder à pergunta, Renato Nalini retomou a origem do conceito. “Ética é a ciência do comportamento moral do homem em sociedade”, começou. “É a cidade que tem que dar as respostas para a vida em sociedade”, destacou o professor, lembrando que, portanto, mais recursos deveriam ser direcionados para elas e que a ética precisa começar a ser discutida neste âmbito.

Nalini destacou que o Brasil tem um potencial natural que o coloca como uma promessa para a nova economia, mas tem ainda um déficit ético, que prejudica a sua imagem. “Tenho repetido como um mantra que a ética é a matéria-prima da qual o país mais se ressente”, opinou. “Para grande parte da população, a administração pública brasileira atende aos interesses de quem a comanda e não tem compromisso com as necessidades e utilidades de toda a sociedade”, explicou. “Mas sim, existe muita gente ética e boa, nós é que temos que apurar o nosso faro para escolher esses representantes”, completou.

A Trilha de Gestão Pública terá doze módulos. A primeira aula, sobre gestão de pessoas na administração pública, ministrada pela secretária de Gestão de Pessoas da capital paulista, Marcela Arruda, também pode ser acessada na plataforma do Crea-SP Capacita. O próximo encontro será no dia 27 de abril, com o módulo 3, sobre gestão pública baseada em evidências. As inscrições estão abertas no link.

Na foto, da esquerda para a direita: assessora da Presidência do Crea-SP, Daniela Belchior; secretário executivo de Mudanças Climáticas da cidade de São Paulo, José Renato Nalini; gerente de Projetos Estratégicos do Conselho, Ana Rinaldi e professor Wilson Levy.

 

 

Produzido pela CDI Comunicação