Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/estagio-visita-a-experiencia-e-o-inicio-de-uma-nova-jornada/>.
Acesso em 19/05/2024 às 13h56.

Estágio visita: a experiência e o início de uma nova jornada

Alunos e recém-formados concluem terceira etapa do programa em sessão plenária

23 de julho de 2023, às 19h08 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Em um misto de expectativas e despedidas, os 90 universitários e recém-formados de Engenharia, Agronomia e Geociências da 3ª etapa do estágio visita Por Dentro do Crea-SP, concluíram a experiência na sessão plenária do Conselho na quinta-feira (20/07), na Sede Angélica. Com as malas nas mãos e uma nova bagagem de conhecimento para a carreira, eles participaram de quatro dias de imersão nas atividades do Conselho, conhecendo desde os procedimentos administrativos e ações de fiscalização até o papel das Câmaras e dos próprios conselheiros.

O presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, incentivou o retorno à autarquia, mas não como estagiários visitantes. “Espero vê-los de volta nesse plenário, como inspetores, conselheiros ou até presidentes do Conselho. Vocês são o futuro da área tecnológica”, enfatizou.

Representando os colegas, o estudante de Engenharia Civil das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), Davi Gilioti, que compôs a mesa durante a sessão ao lado da presidência e diretoria, enalteceu a iniciativa. “Com o programa, nos aproximamos mais dos profissionais do Crea-SP, conhecendo seus projetos, funções e entendendo que o Conselho busca proteger a área tecnológica. Foi um privilégio viver essa experiência”, declarou.

A menção foi à atividade com os coordenadores e membros titulares das oito Câmaras Especializadas, realizada na quarta-feira (19/07), com a simulação da tramitação de processos e produção de relatórios. “Não imaginava como os processos eram realizados. Pude perceber que tudo é feito com transparência e muita responsabilidade dentro do Crea-SP”, ressaltou Karolinne Ferreira, recém-formada em Engenharia Agronômica pelo Centro Universitário Católico Salesiano (Unisalesiano), em Lins.

Para a estudante de Engenharia Civil da Universidade Paulista de Assis (UNIP), Brenda Nascimento, o programa superou expectativas. “Me senti acolhida e agora estou mais preparada para iniciar minha carreira. As palestras e dinâmicas de fiscalização mostraram que o Conselho vai além de ser um órgão responsável pela anuidade, mas uma autarquia que se preocupa em orientar os profissionais”, relatou.

Com três etapas já realizadas, o coordenador da Comissão Crea Jovem, Eng. Raoni Ramos, disse que é possível ver o progresso do estágio visita. “Tivemos uma evolução tanto na estrutura, como no conteúdo que transferimos aos estudantes, levando em consideração as dúvidas e apontamentos que surgem durante a experiência”, destacou o engenheiro.

A gerente de projetos estratégicos do Conselho, Eng. Ana Rinaldi, também frisou a percepção do impacto do programa na vida dos novos profissionais. “Desde a primeira etapa, vemos a diferença de perspectiva dos universitários em relação ao Crea-SP, do momento que chegam comparado ao último dia. Essa troca é fundamental para cumprir as funções da autarquia de maneira mais eficiente”, concluiu.

Conhecendo a fiscalização do Crea-SP

Unindo teoria à prática. A terceira etapa do programa de estágio visita Por Dentro do Crea-SP, que iniciou na segunda-feira (17/07), está proporcionando mais um mergulho sobre as profissões das Engenharias, Agronomia e Geociências e a rotina dos agentes fiscais do Crea-SP. Desde os procedimentos administrativos e documentos necessários ao trabalho da fiscalização nas ruas, os 90 alunos e recém-formados participaram do segundo dia de atividades na terça-feira (18/07), em Sorocaba.

Divididos em grupos, os participantes tiveram uma programação dinâmica, alternada entre palestras na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS) e visitas presenciais com os agentes fiscais do Conselho em duas empresas da região: uma de produção de energia fotovoltaica e a outra de segurança e tecnologia digital.

Na atividade teórica, foi realizada apresentação sobre as ações da AEAS, que possui 71 anos, e a relação das entidades com o Crea-SP. “O Conselho nos ajuda a fomentar a inovação e a capacitação para a comunidade, como é o caso dessa sede que irá se tornar um coworking, através do programa CreaLab Coworking. Os novos profissionais precisam se aproximar mais das associações e do Conselho para conhecer o Sistema Confea/Crea”, destacou o presidente da associação, Eng. Heverton Bacca Sanches.

O diretor administrativo do Crea-SP, Eng. Luis Chorilli Neto, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba (AEAP), aconselhou os futuros profissionais. “As associações precisam dos jovens, assim como os novos profissionais vão precisar das experiências. Nosso intuito é unir os dois públicos, que se complementam no mercado de trabalho. É uma via de mão dupla, por isso o Crea-SP busca gerar conexões”, reforçou.

Em seguida, os participantes tiveram uma aula sobre as funcionalidades da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), Certidão de Acervo Técnico (CAT) e a importância da fiscalização para o exercício da profissão. “O Crea-SP tem fiscalizado, por exemplo, os concursos públicos que não estão oferecendo o piso salarial conforme a Lei Federal 4.950-A/1966 exige”, observou o chefe da Unidade de Gestão e Inspetoria (UGI) de São Carlos, Eng. Juliano Dau de Resende.

Já na programação em campo, a primeira visita foi na empresa Nextracker, que produz sistemas solares fotovoltaicos (PV) junto com a Flex Instituto de Tecnologia (FIT), e, em seguida, nas dependências da Valid, que fabrica produtos de segurança e tecnologia com certificação digital, como documentos de identificação, cartões bancários e chips. Os participantes presenciaram a verificação, pelos agentes fiscais, dos documentos das empresas, conferindo os responsáveis técnicos e seus respectivos registros no Conselho.

Com olhar atento e celular em mãos para registrar tudo, a estudante Roberta Bueno Martins, 22 anos, que cursa Engenharia Ambiental na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Presidente Prudente, disse que a experiência ampliou seu conhecimento. “Até então, eu desconhecia sobre o Conselho e até mesmo o que significava uma ART. Com o estágio visita, consegui assimilar mais informações e pude compartilhar com minhas amigas a importância do trabalho da autarquia – que é um sistema gigante -, e que não temos essa dimensão dentro da universidade”, afirmou.

Para o recém-formado em Engenharia de Energias, Nuelson Gomes, 28 anos, o programa mudou sua visão sobre o Crea-SP. “Conhecemos o Conselho como órgão regulador e responsável pela anuidade, mas é muito mais que isso, pois também dissemina conhecimento. As atividades superaram minhas expectativas, tanto a palestra sobre a ART, que entendo ser o coração da engenharia, quanto as visitas ao funcionamento operacional das empresas, que agregaram mais experiências para nossa carreira”, contou.

A quarta etapa do Por Dentro do Crea-SP: Estágio visita está prevista para acontecer em setembro. Para acompanhar as novidades do programa, acesse o site.

Produzido pela CDI Comunicação