Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/diversidade-se-faz-com-mulheres-no-comando/>.
Acesso em 29/04/2024 às 13h51.

Diversidade se faz com mulheres no comando

Conheça as diretoras do Crea-SP e seus planos para a gestão

8 de março de 2024, às 14h54 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Aumentar a presença de mulheres nas profissões da área tecnológica, empoderá-las, capacitá-las e garantir que elas entrem e permaneçam no mercado de trabalho é um compromisso do Crea-SP. Em 2024, com a primeira mulher na presidência do Conselho, essa missão tem sido levada ainda mais a sério e a atual Diretoria conta com 100% mais presença feminina que na gestão anterior. Em uma área majoritariamente masculina, elas estão ajudando a dar passos importantes para mais equidade de gênero nas profissões. 

Dar visibilidade para o trabalho dessas diretoras importa porque ter mulheres em cargos de liderança é representativo e mostra para outras que elas também podem sonhar com essas carreiras. Como parte dos conteúdos especiais para o Mês da Mulher, apresentamos um perfil das diretoras desta gestão: Eng. Fabiana Albano Russso de Melo, Eng. Jéssica Trindade Passos e Eng. Marilia Gregolin Costa de Castro. Junto à presidente Eng. Lígia Mackey, elas estão construindo uma nova história no Crea-SP e falam sobre as contribuições que esperam deixar como legado. 

 

Fabiana Albano Russo de Melo 

Diretora de Relações Institucionais do Crea-SP, a engenheira civil Fabiana Albano também é diretora técnica no Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape-SP) e institucional no Ibape Nacional. Graduada pelo Instituto Mauá de Tecnologia, ela não pára de estudar e se especializar: já tem duas pós-graduações e está cursando mestrado em habitação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Por ser ligada ao Ibape, ingressou no Crea-SP como convidada no grupo de trabalho (GT) Avaliações e Perícias, e foi se envolvendo cada vez mais, até assumir o cargo atual. 

Na função, Fabiana pretende ajudar a viabilizar convênios com entidades que aproximem os profissionais do Sistema, além de promover eventos e comissões que visem a integração entre mercado e poder público. “Sinto que trabalhando aqui não fui impedida de alcançar este lugar por qualquer motivo discriminatório, o que, infelizmente, ainda é normal em outros ambientes corporativos”, relata. “Meu recado para as meninas e mulheres que têm desejo de fazer parte da área tecnológica é que o mercado está aberto e que nós precisamos dessa diversidade de olhares. Venham, vocês podem fazer a diferença”, provoca. 

 

Jéssica Trindade Passos 

Diretora de Relações Profissionais do Crea-SP, a engenheira mecânica Jéssica Trindade tem um currículo extenso. É especialista em Environmental, Social and Governance (ESG); já trabalhou em projetos e confecção de materiais, metrologia e tratamento térmico; na gestão, avaliação processual, supervisão e fiscalização de projetos para o governo do Estado; e foi conselheira do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Prefeitura de São Paulo. Atualmente, além do cargo no Crea-SP, atua em uma Certificadora acreditada pelo Inmetro, presta consultoria para empresas de todos os portes na implementação da jornada ESG e ainda faz projetos e executa serviços na área de refrigeração de ambientes. A história de Jéssica no Sistema começou durante sua formação na universidade, quando ela participava de atividades promovidas por entidades de classe. Desde então, ela marcou presença em diversos eventos, até entrar no Crea-SP, em 2021, como conselheira da Câmara Especializada em Engenharia Mecânica (CEEM), representando o Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP).  

Para Jéssica, estar à frente das relações profissionais do Crea-SP é significativo. “Me sinto privilegiada e também com uma responsabilidade gigante para com outras mulheres e jovens que possam se sentir representadas”, afirma. Em sua gestão, ela quer contribuir com o profissional na ponta, entregando serviços com maior agilidade e dinamismo. Além disso, lembra que a representação em relação à diversidade e igualdade de gênero ainda é um desafio, que ela pretende ajudar a superar. “Eu acredito que as melhores ideias surgem quando temos uma comunidade diversa. A mudança cultural requer esforço coletivo e estar nessa função me permite abrir caminhos para que mais mulheres ocupem espaços e se interessem por essa área de formação”, afirma. 

 

Marilia Gregolin Costa de Castro 

Diretora Técnica do Crea-SP, a engenheira agrônoma Marilia Gregolin é mestre em Agronomia e Entomologia Agrícola e atua como professora no Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb) há mais de uma década. No Conselho, já tem alguns anos de história: desde 2020 representa sua universidade na Câmara Especializada de Agronomia (CEA); em 2022 coordenou a Comissão Permanente Crea-SP Jovem (CCJ); e, em 2023, foi coordenadora adjunta da Comissão de Relações Públicas (CRP).  

Nesta nova atuação, Marília diz que vai buscar manter o diálogo com as Câmaras Especializadas e a Superintendência de Fiscalização (Supfis), ajudando a alcançar resultados ainda mais expressivos. Além disso, ela quer contribuir para que cada vez mais pessoas entendam que o trabalho do Crea-SP é, acima de tudo, para a defesa da sociedade. “Ocupar este cargo, no time da primeira mulher presidente deste Conselho, está sendo um desafio motivador para mim”, conta. “Para chegar até aqui, precisei superar obstáculos e sei que teremos alguns contratempos em relação ao preconceito, que ainda existe. Mas, vamos provar que somos capazes de ocupar os mesmos espaços, com seriedade e responsabilidade”, completa. 

 

Produzido pela CDI Comunicação